Beta HCG e Teste de Gravidez Negativo: O que fazer quando a FIV falha?

beta hcg

Observou o resultado negativo em seus exames de teste de gravidez? Acompanhe este artigo e saiba quais medidas tomar em caso de falha na FIV.

A fertilização in vitro é uma técnica de reprodução humana assistida procurada por casais que possuem alguma condição que possa afetar a fertilidade e o desenvolvimento de uma fecundação por métodos biológicos.

beta hcg cta

A FIV é realizada através de fecundação de um óvulo por um espermatozoide com o uso de técnicas artificiais e posteriormente a introdução do embrião na cavidade uterina, ou transferência embrionária, para que ocorra o processo de nidação, ou seja, a implantação ao endométrio.

De nove a onze dias após o procedimento de transferência de embrião para o útero na fertilização in vitro (FIV) já podem ser feitos os exames para confirmação da gravidez (urina ou sangue), como o beta hCG ou testes de gravidez convencionais de farmácia. Algumas vezes a fertilização in vitro não é bem sucedida e o beta hCG ou teste de gravidez é negativo. Conheça mais sobre esses casos a seguir.

O que significa e como é feito o exame de Beta HCG?

O beta hCG é um exame que pode se apresentar em sua forma qualitativa (positivo ou negativo) ou quantitativa (um número, que aumenta com o tempo de gravidez até atingir seu máximo por volta de 10 semanas). É indicado em casos de suspeita de gravidez, que objetiva definir os níveis ou a presença do hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (hCG) no sangue ou na urina materna, produzido após o processo de nidação pelo trofoblasto. O termo beta se refere a parte da molécula que é detectada no teste, neste caso, a fração beta do hCG.

Quais os tipos de beta hCG?

O beta hCG pode ser identificado através de teste de gravidez na urina ou exames laboratoriais no sangue. Pode ser classificado em dois tipos:

Beta hCG Qualitativo:

A realização do exame objetiva somente definir a presença ou não do hormônio no organismo, sendo realizado através de uma amostra de urina em contato com fitas de reação ou por coleta de sangue.

Testes de Farmácia de beta hCG: o resultado é demonstrado geralmente através da presença de linhas em contato com a amostra.

  • Negativo: presença de somente uma linha, representando o controle;
  • Positivo: presença de duas linhas, representadas pelo controle e teste.
  • Nenhuma linha: teste com defeito. Realizar outro.

 

Beta hCG qualitativo em laboratório: feito através da coleta de uma amostra de sangue para determinar a presença do hormônio através de sua concentração.

  • Negativo: < 5 mlU/ml;
  • Indefinido: 5-25 mlU/ml, é necessária a repetição do teste;
  • Positivo: > 25 mlU/ml.

Beta hCG Quantitativo:

É um exame laboratorial realizado através da coleta de sangue, podendo conhecer a concentração de hCG e indicar o tempo aproximado da gestação através dos valores de referência.

É o mais indicado para confirmação da viabilidade da gestação, e também fornece outras informações, como:

  • Indicar a presença de uma possível gravidez gemelar;
  • Identificar algumas complicações como gravidez não evolutiva:
  • gravidez ectópica e abortamento;
  • Verificar a ocorrência de aborto bioquímico ou de gravidez bioquímica.

agende sua consulta 1

Quanto tempo após a FIV é indicada a realização do Beta HCG?

A determinação para realização do beta hCG deve partir de um médico especializado. Os tempos de espera dependem do tipo de tratamento e do tempo de desenvolvimento do embrião.

Para relação sexual programada ou coito programado, normalmente realiza-se o beta hCG 16 dias após o teste de ovulação positivo ou após o trigger da ovulação com medicações à base de hCG como o Choriomon® ou Ovidrel®.

Para tratamentos de inseminação artificial ou inseminação intrauterina, normalmente realiza-se o beta hCG 14 dias após a inseminação. Para fertilização in vitro, depende do tempo de desenvolvimento de embriões: para D3 (clivagem), são 11 dias. Para D5 (blastocisto), são nove dias de espera. Ressaltando que caso o beta hCG seja feito antes do período correto pode acarretar em resultados falso negativos.

Falha na FIV, o que pode ser? Quais medidas devo tomar?

Quando os testes de gravidez por dosagem de beta hCG demonstram o resultado negativo após a realização da técnica de fertilização in vitro e transferência de embriões, chamamos de falha na FIV.

A falha na FIV pode ocorrer por problemas ligados ao embrião (mais comumente genéticos), por problemas ligados ao útero (anatômicos, hormonais e de receptividade endometrial, infecciosos, inflamatórios e imunológicos), por outras questões relacionadas ao organismo materno (como alterações imunológicas ou de coagulação) e alterações paternas. Embora existam evidências que deem suporte para todas essas causas, ainda há muitas dúvidas em relação ao real impacto que cada uma delas poderia ter.

Após a falha na fertilização in vitro e o teste de gravidez negativo, alguns caminhos podem ser seguidos:

  • Realização de uma segunda tentativa de FIV, caso o médico e o casal estejam confortáveis em seguir esse caminho frente ao histórico clínico;
  • Teste genético pré-implantacional (PGT), utilizado para avaliar a qualidade genética dos embriões para transferência;
  • Avaliar as condições de implantação do endométrio: receptividade, inflamação, imunologia;
  • Avaliar outras condições maternas (trombofilias, imunológicos) e paternas;
  • Realização de intervenções em laboratório nos embriões como o hatching assistido para afinar a zona pelúcida que recobre o embrião e facilitar sua saída;
  • Mudar a estratégia do tratamento juntamente com o casal, como a busca por doação de gametas e embriões doados, caso os mesmos estejam comprometendo de forma definitiva e irreversível o desenvolvimento de uma gestação.

Conclusão:

Os testes de gravidez e o beta hCG são de importância para identificação da gestação, do tempo de gravidez e da viabilidade da mesma. Podem ser utilizados associados a fertilização in vitro para verificar o sucesso da mesma, e se houve ou não a implantação ou gestação bioquímica.

Caso haja a falha na FIV, algumas medidas podem ser tomadas visando identificar os possíveis erros e modificar ou complementar o tratamento para aumentar as chances de sucesso do próximo procedimento.

A técnica de fertilização in vitro deve ser realizada por um médico especialista em reprodução humana, que tenha como objetivo dar vida aos sonhos de seus pacientes. Venha esclarecer suas dúvidas e veja como podemos te ajudar, marque uma consulta.

agende sua consulta

Entre em contato conosco pelo link abaixo

Dr. Oscar Duarte

Agende sua consulta

Rua Itapeva, 286 - 1º andar, Bela Vista, São Paulo

Rua Joaquim Floriano, 466, cj 603, Itaim, São Paulo

+55 11 3149-9455

Dr. Oscar Barbosa Duarte Filho CRM 112106 SP - RQE 31023
Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2022

Site desenvolvido com  por Glogs - Agência Digital