Terapia Hormonal

Terapia Hormonal

Muitas mulheres sofrem com os sintomas da menopausa e, para amenizá-los, a terapia hormonal pode ser o melhor tratamento.

Ao chegar na menopausa, muitas mulheres se queixam de alguns sintomas como as ondas de calor, o ressecamento vaginal e as alterações de humor. Para algumas, esses sintomas são leves e de fácil convivência, para outras, atrapalha seu dia a dia.

No intuito de amenizar esses desconfortos e melhorar a qualidade de vida das mulheres, os médicos podem indicar um tratamento de terapia hormonal, no intuito de repor os hormônios que deixam de ser produzidos nessa etapa da vida. Falaremos mais ao longo deste artigo.

O que é a terapia hormonal?

Aos 45 anos, a mulher entra no climatério, um processo de transição hormonal que antecede à menopausa. Nesse momento, o organismo inicia uma redução da produção de hormônios até parar quase totalmente na menopausa, o que resulta nos sintomas típicos desse período, que se estende até cerca dos 65 anos.

Sintomas da Menopausa:

  • Dentre os sintomas usuais de menopausa, tem-se:
  • Irregularidades na menstruação;
  • Queda na fertilidade;
  • Ondas de calor;
  • Dificuldade para dormir por conta das ondas de calor;
  • Cansaço excessivo;
  • Variações de humor;
  • Secura vaginal;
  • Maior propensão à infecções vaginais e urinárias;
  • Diminuição da libido;
  • Perda de massa óssea e osteoporose (tornando a mulher mais vulnerável a fraturas);
  • Aumento nas taxas de colesterol.

Após 12 meses consecutivos sem menstruar, chamamos de menopausa. É quando os desconfortos desse período costumam ser mais claros.

Seja durante o climatério, a menopausa ou a pós-menopausa, se os mal-estares são tão intensos que prejudicam a rotina da mulher, é possível realizar uma terapia hormonal, que tem o intuito de repor os hormônios que deixam de ser produzidos pelo organismo, amenizando os sintomas.

O tratamento geralmente é feito por medicamentos tomados via oral, por via transdérmica e vaginal e costuma ter duração de dois a cinco anos, mas isso não é uma regra.

Como funciona a terapia hormonal?

Nem todas as mulheres precisam de terapia hormonal. Geralmente é indicada quando há uma carência aguda de alguns tipos de hormônios femininos ou masculinos e sofrem as consequências dessa ausência hormonal de forma moderada a intensa.

Nesses casos, o médico deve avaliar o quadro em que a paciente se encontra e verificar o tipo de reposição hormonal que mais se adequa a seu caso. A terapia hormonal pode ser com a reposição de hormônios que antes eram produzidos pelos ovários, para mulheres que ainda possuem o útero; de hormônio sexual feminino, no caso de a paciente ter feito uma histerectomia total, ou seja, a retirada do útero; outra opção, mais natural e com resultados eventualmente satisfatórios, é o consumo de alimentos ricos em fitoestrogênio, como a soja e a linhaça. Especificamente em relação às queixas sexuais como perda de libido, a reposição de hormônios masculinos também pode trazer muitos benefícios. Independente da linha de tratamento tomada, um estilo de vida saudável com alimentação natural, pouco processada e atividades físicas frequentes são de grande benefício.

De qualquer forma, o melhor tipo de terapia hormonal, sua duração ou seu método de consumo, seja injetável, gel, comprimido, adesivos ou dispositivos implantáveis devem ser decididos pelo médico, de acordo com cada caso, juntamente com a paciente.

agende sua consulta 1

Por que fazer terapia hormonal?

Além de aliviar sintomas como cansaço, ondas de calor e mudanças de humor, que podem atrapalhar muito a rotina da mulher e seu convívio com outras pessoas e em outros ambientes, a falta de hormônios femininos pode causar também alterações corporais.

Um dos fatores mais notados pelas mulheres é a rápida perda de colágeno e elastina, responsáveis por dar o sustento à pele, com sua queda, o processo de envelhecimento da pele é mais visível, sendo notadas rugas e linhas de expressão.

Outros pontos que podem trazer incômodo são a facilidade por ganho de peso, principalmente na região abdominal, o aumento da queda de cabelo e da fragilidade das unhas, e ressecamento da pele.

Essas mudanças, além de tudo que está ocorrendo, podem interferir na autoestima da mulher. A terapia hormonal pode auxiliar a mulher a reverter essas mudanças e encontrar um equilíbrio emocional.

É importante destacar também que uma das características da menopausa é a perda óssea. Essa redução da massa dos ossos é muito perigosa, pois pode gerar osteoporose, que pode tornar uma simples queda em uma situação perigosa, com risco de fraturas de coluna e membros.

Quanto antes é iniciado o tratamento de terapia hormonal, menores são as chances de perda óssea, diminuindo consideravelmente os problemas que ela acarreta, e de doenças cardíacas, causadas por pressão arterial, altas taxas de triglicérides e colesterol alto, amenizados com o tratamento.

4 benefícios da terapia hormonal

Benefícios adicionais que a terapia hormonal pode trazer à vida da mulher na menopausa:

  1. Previne a depressão, reduz o risco de diabetes tipo 2;
  2. Diminui as chances de ter câncer colorretal;
  3. Reduz o risco de doença de Alzheimer e demência;
  4. Em mulheres jovens, com menopausa precoce, diminui as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

Esse último, entretanto, é um dos riscos ligados ao tratamento se ele for iniciado tardiamente. Bom destacar que doenças cardiovasculares são as que mais matam mulheres, independente do tratamento de terapia hormonal ou não, sendo bastante influenciado pelo estilo de vida sedentário e com alimentação não equilibrada, mas esperar muito para iniciar a terapia hormonal pode não ser benéfico.

Riscos da terapia hormonal

Estudos mostram que o risco de câncer de mama aumenta minimamente em mulheres que fazem o tratamento, mas que tende a desaparecer após cinco anos do fim do procedimento. O risco do câncer de endométrio (útero) é facilmente mitigado com o uso de certos hormônios femininos.

A despeito dos riscos, que não são grandes, é inegável que a terapia hormonal pode ajudar a mulher a passar pela fase da menopausa de forma mais tranquila, sem atrapalhar sua vida. Mas vale destacar que ela deve ser indicada por um médico. Por isso, marque uma consulta, aponte o que te incomoda e entenda o melhor tratamento para seu caso.

 

AVISO LEGAL: Este conteúdo é informativo e está de acordo com as normas do CFM e não substitui a consulta médica, evite automedicar-se e busque sempre orientação médica especializada.

agende sua consulta

Entre em contato conosco pelo link abaixo

Dr. Oscar Duarte

Agende sua consulta

Rua Itapeva, 286 - 1º andar, Bela Vista, São Paulo

Rua Joaquim Floriano, 466, cj 603, Itaim, São Paulo

+55 11 3149-9455

Dr. Oscar Barbosa Duarte Filho CRM 112106 SP - RQE 31023
Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2022

Site desenvolvido com  por Glogs - Agência Digital