Blog

aqui você encontrará nossos últimos artigos

Como engravidar de gêmeos? Existe tratamento para isso?

Como engravidar de gêmeos

Engravidar de gêmeos é o sonho de diversos casais; entenda melhor como funcionam os tratamentos que podem aumentar as chances de gêmeos.

Sempre que um casal inicia o processo de tentar engravidar, é comum também começarem os sonhos de como será essa gestação: o sexo e o número de bebês são sempre questões centrais. Enquanto a discussão de alguns é se será menino ou menina, muitos outros sonham em ter uma gestação de gêmeos.

Diferentemente do sexo, em que as chances de ser menino ou menina são quase as mesmas, a gestação gemelar – nome dado à gravidez de gêmeos – é depedente de diversos fatores: as chances de ocorrer naturalmente são baixas. Estimativas variam, mas em geral ficam entre 1 e 3%.

Para entender como funciona a gravidez de gêmeos, explicamos como ela pode ocorrer naturalmente e como é possível um tratamento ajudar nesse sonho.

Como engravidar de gêmeos naturalmente?

Uma gravidez de gêmeos pode ocorrer naturalmente de duas formas: univitelinos e bivitelinos. Os gêmeos univitelinos (monozigóticos) são aqueles em que apenas um óvulo foi fecundado, mas que, durante a fase embrionária, ocorre uma duplicação do embrião, dando origem a dois bebês. Nesse tipo de gravidez gemelar, os bebês, por terem origem de um mesmo óvulo, possuem uma aparência muito similar (“idênticos”), diferenciando-se por detalhes físicos discretos, além das digitais.

Já na gestação de gêmeos bivitelinos (dizigóticos), há dois embriões desde o início, sendo, portanto, necessário que a mulher tenha liberado dois óvulos em um mesmo ciclo, que serão fecundados por dois espermatozoides diferentes. Por se tratar de duas fecundações e desenvolvimento de dois embriões, os bebês não são idênticos, podendo, inclusive, ter sexos opostos.

No caso de gêmeos univitelinos, ou seja, idênticos, como o processo se dá por conta de uma divisão do embrião, é um processo que não se pode prever, sendo possível que quaisquer mulheres consigam engravidar de gêmeos.

Entretanto, o caso de gêmeos bivitelinos, que se originam de dois óvulos fecundados, as chances de ocorrer podem se elevar, principalmente com os seguintes fatores:

  • Ter caso de gêmeos na família: mulheres com parentes próximos, como pais ou tios, que tenham gêmeos aumentam a predisposição de que ela também consiga engravidar de gêmeos, por conta do fator genético. As chances também são grandes se a própria mulher tiver um ou uma irmã gêmea;
  • Ter mais de 35 anos: por conta da idade avançada, pode ocorrer de o organismo liberar mais de um óvulo por ciclo, mesmo sem qualquer tratamento para isso, o que gera uma tendência à gravidez múltipla. Isso ocorre devido a uma elevação precoce do hormônio FSH logo no início do ciclo, recrutando mais de um folículo.
  • Realizar algum tratamento: devido a problemas de fertilidade preexistentes na mulher ou em decorrência de alguma doença ou idade, os tratamentos de reprodução assistida podem auxiliar o casal a conseguir engravidar e ainda aumenta as chances de que a gravidez seja de gêmeos.

agende sua consulta 1

Há um tratamento específico para engravidar de gêmeos?

Na realidade, não existe um tratamento específico para engravidar de gêmeos. Qualquer um dos tratamentos de reprodução assistida para conseguir engravidar acarretam em um aumento das chances de a mulher engravidar de gêmeos.

Isso se deve à necessidade de aumentar o número de óvulos por ciclo, sendo estimulada sua produção, o que pode ocasionar em uma gestação gemelar bivitelina, com dois óvulos sendo fecundados.

Entenda melhor como cada uma das técnicas de reprodução assistida funciona e como pode influenciar a ter gêmeos:

Relação sexual programada

A técnica de reprodução assistida mais simples, trata-se do acompanhamento do ciclo da mulher para identificar o período fértil, momento mais propício para que o casal mantenha relações sexuais e consiga engravidar.

  • Como pode aumentar a chance de engravidar de gêmeos: apesar de o procedimento ter como base o cálculo para compreender o momento mais fértil da mulher, em alguns casos são sugeridos medicamentos à base de hormônio para aumentar a produção de óvulos por ciclo, que pode aumentar as chances de dois óvulos serem liberados e fecundados. As chances de gêmeos bivitelinos nesse tipo de tratamento são de cerca de 10%, variando entre os diversos levantamentos e estudos.

Inseminação intrauterina

Também conhecida como inseminação artificial, neste procedimento de reprodução assistida, são coletados e selecionados os melhores espermatozoides para serem inseridos por meio de um catéter no útero feminino, auxiliando na fecundação.

  • Como pode aumentar a chance de engravidar de gêmeos: assim como a relação sexual programada, os ovários são estimulados através de medicamentos a produzir mais óvulos, pois assim, ao liberar os espermatozoides no útero, pode ocorrer mais de uma fecundação. Isso é feito no intuito de serem maiores as chances de uma gravidez se desenvolver. As chances de gêmeos bivitelinos nesse tipo de tratamento são de cerca de 10%, variando entre os diversos levantamentos e estudos.

Fertilização in vitro (FIV)

A FIV trata-se do procedimento de reprodução assistida em que tanto os espermatozoides quanto os óvulos são coletados para que os melhores sejam fecundados em laboratório e os embriões formados sejam inseridos no útero para dar encaminhamento à gestação.

  • Como pode aumentar a chance de engravidar de gêmeos:

após o procedimento de fecundação em laboratório, os embriões são mantidos em uma incubadora para que sejam avaliados e os de melhor qualidade são inseridos no útero. Devido à queda de qualidade dos óvulos com a idade, a partir dos 35, mais embriões podem ser inseridos, contando com que alguns não cheguem a se desenvolver. Por conta disso, as chances de ocorrer uma gestação de gêmeos bivitelinos aumentam, variando de 20% a 35% de acordo com o número de embriões colocados e idade da mulher. Alguns procedimentos relacionados à FIV, como o cultivo estendido até blastocisto, a injeção intracitoplasmática de espermatozoides, o assisted hatching, biópsia embrionária podem aumentar a chance de gêmeos univitelinos. A chance de ter gêmeos idênticos (univitelinos ou monozigóticos) no tratamento é de cerca de 1%, 10 vezes maior do que a natural, que é de cerca de 0,1% ou menos.

Se você sonha em ter gêmeos, ou se está para começar um processo de reprodução assistida e quer entender as chances e os riscos de ter uma gestação gemelar, entre em contato com um médico especializado em reprodução. Ele é apto para entender o seu caso e sugerir a melhor opção, pensando sempre em manter o melhor equilíbrio entre chances, riscos e desejo do paciente.

agende sua consulta

Entre em contato conosco pelo link abaixo

Dr. Oscar Duarte

Agende sua consulta

Rua Itapeva, 286 - 1º andar, Bela Vista, São Paulo

Rua Joaquim Floriano, 466, cj 603, Itaim, São Paulo

+55 11 3149-9455

Dr. Oscar Barbosa Duarte Filho CRM 112106 SP - RQE 31023
Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2022

Site desenvolvido com  por Glogs - Agência Digital