Blog

aqui você encontrará nossos últimos artigos

Tudo o que você precisa saber sobre o Congelamento de óvulos

Congelamento de óvulos

Muitas mulheres, seja por motivos pessoais ou de saúde, decidem postergar o sonho de serem mães. Para reduzir o risco de infertilidade e da própria gestação, saiba que muitas pessoas hoje optam por congelar seus óvulos.

Atualmente as mulheres dedicam-se cada vez mais aos estudos, à sua formação profissional e ao mercado de trabalho, buscando uma carreira de sucesso. Entretanto, para muitas delas, ir atrás do sonho profissional pode adiar a realização de outro sonho, o de ser mãe. Por conta disso, tem crescido cada dia mais a procura pela técnica de congelamento dos óvulos. Essa estratégia permite que, no futuro, quando estiverem estáveis financeiramente e prontas para passarem por uma gravidez, as mulheres possam usar seus óvulos de quando eram mais jovens, reduzindo problemas de infertilidade e riscos da gravidez.

A fertilidade feminina está diretamente ligada à idade da mulher, pois, ao nascer, já possuem um número óvulos estipulado previamente pela sua genética. Ao longo dos anos, vão sendo reduzidos gradativamente ao longo dos anos até chegar à menopausa. Além da redução na quantidade, por já estarem armazenados no organismo, ao longo dos anos, os óvulos podem acumular danos produzidos pela poluição, estilo de vida inadequado (cigarro, álcool, drogas), efeitos de medicamentos etc. Podem até apresentar erros genéticos, que podem ser responsáveis por diversas síndromes nos embriões. Portanto, esse procedimento deve ser feito o quanto antes, idealmente até os 35 anos, período em que consegue-se um maior número de óvulos de boa qualidade para armazenamento.

como engravidar rapido

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre essa técnica, como funciona, se vale a pena, como ocorre e para quem é indicado. Saiba tudo a seguir.

Como funciona o congelamento dos óvulos?

Apesar de ser uma técnica que muitos já ouviram falar, pouco se diz sobre os detalhes, o que é, como é feito o procedimento, qual a melhor idade para fazê-lo etc. Procuramos responder essas e outras questões.

Congelamento de óvulos

Essa técnica, que existe há mais de 30 anos, começou a se tornar popular apenas nos últimos 15, principalmente por conta da vitrificação. A vitrificação é uma técnica de congelamento rápido dos óvulos que aumenta a capacidade dos mesmos de resistirem ao congelamento, pois evita a formação de cristais de gelo dentro da célula. Com ela, de 80 a 90% dos óvulos que foram coletados e armazenados em nitrogênio líquido a uma temperatura de 196 °C negativos, sobrevivem.

Melhor idade

Apesar da possibilidade de congelar óvulos até os 43 anos, a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRA) aconselha que o procedimento de retirada de óvulos para congelamento seja feito, idealmente, até os 35 anos. Cabe lembrar que é até os 30 anos que as mulheres estão no ápice da fertilidade, e que os melhores resultados de congelamento seriam obtidos até essa faixa etária. Entretanto, socialmente, é uma fase da vida da mulher contemporânea em que os temas maternidade e preservação da fertilidade ainda parecem estar distantes.

Após os 35 anos, a qualidade dos óvulos diminui, tanto em questões biológicas quanto por influência de fatores externos, podendo acarretar na redução de sucesso do procedimento. Isso não impede que o procedimento seja realizado, mas é preciso individualizar caso a caso as questões de riscos e benefícios.

Tempo congelado

A vitrificação é uma técnica que se popularizou por volta de 2005. Portanto, toda a experiência que se tem é de cerca de 15 anos. Pode ser que possa ficar mais tempo congelado, traçando um paralelo com espermatozoides e embriões, descongelados com bons resultados mesmo após mais de 25 anos congelados.

Investimento

A maior parte do investimento no congelamento de óvulos consiste em medicamentos, coleta e congelamento, que abarca todo o procedimento. Há ainda uma pequena taxa anual para manutenção dos óvulos congelados. 

Procedimento

A técnica de congelamento de óvulos se inicia com uma análise prévia para saber se a mulher possui alguma contraindicação aos medicamentos hormonais que serão ministrados para induzir a ovulação, no intuito de que cresçam mais folículos do que o comum para o ciclo menstrual natural (apenas um óvulo). Eles começam a ser tomados no segundo ou terceiro dia de menstruação ou cerca de 5 dias depois da ovulação.

A coleta dos óvulos é feita após 14 dias do período de estimulação ovariana, por uma punção dos ovários guiada por ultrassom transvaginal. Essa etapa é feita com a paciente sedada para minimizar o desconforto.

Essa parte do processo demora, em média, entre 15 e 20 minutos, e logo que são retirados, os óvulos são verificados e encaminhados para o procedimento de congelamento. Apenas os que estão maduros e com boa morfologia (aspecto ao microscópio) e maturidade. Os selecionados passam por uma vitrificação, sendo congelados com nitrogênio líquido a -196 °C.

agende sua consulta 1

Para quem é indicado?

O congelamento de óvulos é indicado principalmente nos seguintes casos:

  •   Planos de ter filhos após os 35 anos;
  •   Condições que afetam os ovários, como a endometriose, pois podem impactar na qualidade dos óvulos;
  •   Casos de menopausa precoce na família;
  •   Casos de câncer e que precisam passar por sessões de radioterapia e quimioterapia, que podem impactar na fertilidade, mas que desejam engravidar após o fim do tratamento.

.  Casos em que se vai operar os ovários como cistos de ovários, cistos de endometriose (endometriomas) e teratomas.

 Vale a pena?

Os óvulos são uma parte importante do caminho até a gravidez, mas não são o único fator envolvido. Temos algumas incertezas futuras que não controlamos no momento do congelamento de óvulos: o útero, os espermatozoides e a interação entre eles. O que é certo? Os seus óvulos aos 30 anos são em maior número e de melhor qualidade que os seus óvulos aos 40 anos. Essa é a premissa que nos faz acreditar no congelamento de óvulos, o mais cedo que for possível.  

Para saber quais as suas chances, se é uma boa escolha no seu caso, ou como proceder se optar pelo congelamento, procure uma clínica responsável e um médico confiável.

Para saber mais sobre o procedimento, marque uma consulta e tire suas dúvidas.

agende sua consulta

Entre em contato conosco pelo link abaixo

Dr. Oscar Duarte

Agende sua consulta

Rua Itapeva, 286 - 1º andar, Bela Vista, São Paulo

Rua Joaquim Floriano, 466, cj 603, Itaim, São Paulo

+55 11 3149-9455

Dr. Oscar Barbosa Duarte Filho CRM 112106 SP - RQE 31023
Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2022

Site desenvolvido com  por Glogs - Agência Digital