Blog

aqui você encontrará nossos últimos artigos

Miomectomia: quando é necessário fazer cirurgia de mioma?

Miomectomia

Muitas mulheres possuem miomas uterinos e não sabem. Um dos tratamentos é a miomectomia, mas será que é necessário no seu caso?

Cólicas intensas e sangramentos fora do período menstrual são sintomas que não devem ser ignorados. Eles podem indicar a presença de miomas uterinos, tumores benignos que podem requerer uma intervenção cirúrgica como tratamento.

As opções de cirurgia são a miomectomia (retirada do mioma) e a histerectomia (retirada do útero), mas em nem todos os casos essas cirurgias são indicadas ou necessárias. Veja mais neste artigo.

O que é mioma uterino?

O mioma uterino, também conhecido como fibroma ou leiomioma uterino, é formado a partir de uma multiplicação desordenada das células do tecido uterino, acarretando no surgimento desse tumor benigno – ou seja, não é e não pode se transformar em um câncer. Acredita-se que essa desordem esteja ligada a alterações hormonais porque esse tipo de enfermidade é comum em mulheres no seu período fértil, usualmente aparecendo em mulheres adultas e regredindo conforme chega à menopausa; outro fator que fortalece essa teoria é que mulheres que precisam passar por tratamentos com reposição hormonal também apresentam casos de miomas.

Independentemente da causa, é certo que algumas características e hábitos podem aumentar as chances de algumas mulheres terem ou estarem aptas a desenvolver essa doença. São considerados fatores de risco: nunca ter tido uma gravidez, ter casos de miomas uterinos na família, obesidade e ingerir muita carne vermelha processada (embutidos) e ter uma alimentação pobre em vegetais.

O mioma pode variar em tamanho, quantidade e localização, sendo esse último o que auxilia na classificação dos tipos que podem surgir, como o subseroso, que aparece na parte externa do útero, o intramural, que se desenvolve dentro das paredes uterinas, e o submucoso, que surge na parte interna do órgão, na cavidade uterina.

A localização dos miomas é o que gerou as nomenclaturas porque ela é o principal fator que influencia no tipo e intensidade dos sintomas e no tratamento.

Geralmente, mulheres que têm o mioma não sentem os sintomas, mas dependendo de sua localização, quantidade e tamanho, é possível sentir cólicas extremamente fortes, que não amenizam com medicamentos comuns, período menstrual mais longo, dor durante ou após a relação sexual, prisão de ventre e vontade frequente de urinar e dificuldade para engravidar.

Algumas mulheres, mesmo com o mioma, não apresentam infertilidade e conseguem engravidar, entretanto, é imprescindível que, nesses casos, a gestação seja acompanhada de perto, pois o mioma pode trazer complicações à gravidez.

Mesmo sem sentir os sintomas, é possível identificar o mioma uterino através de exames simples, de rotina.

É necessário ter um diagnóstico claro para que seja prescrito o tratamento mais adequado, pois existem métodos desde o uso de medicamentos até cirurgias.

agende sua consulta

Principais tratamentos para Miomas

Como comentado anteriormente, o mioma pode ser identificado por exames de rotina, mesmo sem apresentar nenhum sintoma. Nesses casos, se o mioma for pequeno e único, pode-se sugerir que nenhum tratamento se inicie, apenas um acompanhamento mais rotineiro para verificação se o mioma não se torna múltiplo ou cresce e se a paciente continua sem sentir sintomas.

Medicações hormonais, como anticoncepcionais e a implantação do DIU hormonal, com a intenção de redução do fluxo menstrual pode ser uma opção embora não tratem diretamente o mioma.

Já nos casos em que a cirurgia é a melhor opção, deve-se levar em consideração, além das condições do mioma e a intensidade dos sintomas, se a mulher ainda deseja ser mãe. Se for o caso, a miomectomia é a mais indicada.

O que é a miomectomia?

A miomectomia é o procedimento cirúrgico que consiste na retirada apenas dos miomas, preservando o útero, sendo uma opção para mulheres que ainda pretendem engravidar. Há duas formas de realizar essa cirurgia, dependendo apenas do tipo de mioma para definir qual será o tipo de miomectomia a ser realizada.

A miomectomia realizada por laparoscopia – ou videolaparoscopia – é mais indicada nos casos de miomas intramurais e subserosos, sendo feitas pequenas incisões para a inserção de instrumentos que permitirão ao médico ginecologista a remoção dos tumores.

Já em casos de miomas submucosos, utiliza-se a técnica de histeroscopia, na qual é inserido um histeroscópio através da vagina e do colo do útero, não sendo necessários cortes para a realização do procedimento.

Quando é necessário fazer a miomectomia?

Por ser um procedimento seguro e minimamente invasivo, a miomectomia é indicada em casos em que o mioma é grande, podendo ou não ser múltiplo, e a mulher apresenta sintomas intensos, com os quais é difícil conviver ou, principalmente, se pretende engravidar, e apresenta mioma submucoso ou intramural que possa ser considerado como possível causa de infertilidade.

A miomectomia é indicada nesses casos, pois visa o bem-estar da mulher, mas sem inviabilizar seu sonho de ser mãe.

Se está sentindo algum sintoma fora do habitual ou se sofre com miomas e deseja procurar um tratamento adequado, não deixe de consultar um médico para entender seu caso e indicar a melhor solução.

agende sua consulta

Entre em contato conosco pelo link abaixo

Dr. Oscar Duarte

Agende sua consulta

Rua Itapeva, 286 - 1º andar, Bela Vista, São Paulo

Rua Joaquim Floriano, 466, cj 603, Itaim, São Paulo

+55 11 3149-9455

Dr. Oscar Barbosa Duarte Filho CRM 112106 SP - RQE 31023
Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2022

Site desenvolvido com  por Glogs - Agência Digital