Óvulos Congelados: Entenda como funciona a Vitrificação
Deseja ter os óvulos congelados, mas não sabe como funciona? Saiba tudo sobre a técnica de vitrificação.
Com as diversas mudanças sociais que vem acontecendo, com as mulheres cada dia mais presentes e atuantes no mercado de trabalho, é comum vê-las adiando a maternidade em detrimento de suas carreiras ou em busca de uma estabilidade financeira.
O organismo feminino, entretanto, não acompanha essas mudanças comportamentais! A partir dos 35 anos a quantidade e qualidade dos óvulos cai drasticamente e as chances de engravidar se tornam menores. A solução para muitas mulheres que precisam ou querem adiar o sonho da maternidade, independente da razão, é o congelamento de óvulos. Assim é possível aumentar as possibilidades de gravidez no futuro.
Por ser algo novo e pouco divulgado, entender sobre como é o procedimento de congelamento de óvulos, para quem é indicado, como engravidar utilizando esses óvulos congelados e se vale a pena no seu caso, são dúvidas frequentes.
Para que você entenda mais sobre o assunto, preparamos esse artigo.
Por que eu deveria congelar meus óvulos?
Apesar de muitas mulheres não saberem, os óvulos não são os mesmos ao longo dos anos, e também não duram para sempre. Isso ocorre porque toda mulher nasce com uma quantidade de óvulos, que são perdidos ao longo de toda a vida, desde quando ela ainda é uma bebê dentro do útero materno.
Após os 35 anos, a quantidade de óvulos diminui muito, dificultando a concepção. Sendo assim, se a mulher não se sente preparada para ser mãe antes dos 35 e prefere esperar para conceber, a possibilidade de ter seus óvulos congelados é uma forma de aumentar as chances de engravidar no futuro.
Com o passar dos anos, por conta dos óvulos já existirem desde o nascimento, eles também envelhecem, o que pode acarretar em diversos problemas para conseguir engravidar e até riscos durante a gestação ligadas a alterações genéticas, como por exemplo, abortamentos e a Síndrome de Down.
O congelamento de óvulos também tem ajudado pacientes com câncer que passarão por sessões de quimioterapia e radioterapia, pois essas podem prejudicar a qualidade ovular. Doenças que acometem os ovários, levando a sua remoção completa ou parcial, com a endometriose também são indicações de congelamento de óvulos.
Óvulos congelados: a técnica de vitrificação em 5 etapas
O processo de congelamento dos óvulos com vitrificação é relativamente simples, feito em etapas. Entenda quais são elas:
- O primeiro passo é realizar a consulta e os exames: vamos entender quais são chances, quantos óvulos precisamos congelar e quantos esperamos obter por ciclo, alinhando as expectativas em relação a tempo e custos;
- Com exames feitos, planejamos quais e quanto de medicação usar e quando iniciar seu uso: a mediação é responsável por estimular ovulação para termos vários óvulos ao mesmo tempo;
- Após a estimulação, que dura de 10 a 14 dias, é realizada a coleta dos óvulos por meio de uma punção auxiliada por um ultrassom. Esse processo é rápido e ocorre sob uma anestesia leve, a sedação. Você vai estar dormindo e não sentirá dor durante o procedimento.Neste dia, você ficará na clínica por cerca de 2 horas e depois poderá ir para casa para repousar. Ter alguém próximo (um amigo ou um familiar) para te acompanhar nesse dia pode te ajudar bastante;
- Os óvulos coletados passam por uma etapa de seleção: apenas os em estágio de maturação e com qualidade suficientes para te dar chances de gravidez futura são congelados são escolhidos;
- Os óvulos selecionados são colocados em recipientes próprios chamados de palhetas e vão para o nitrogênio líquido a uma temperatura de -196 ºC, sendo congelados.
A técnica mais eficaz e moderna para congelar óvulos e é conhecida como vitrificação.
A vitrificação mostrou-se a mais propícia para os óvulos serem congelados por impedir a formação de pequenos cristais de gelo, devido à utilização de elevada concentração de uma substância que auxilia a manter integralmente a estrutura celular, além de ser um processo mais rápido, com duração de segundos.
Atualmente, cerca de 85% de óvulos congelados por mulheres de até 35 anos sobrevivem ao processo de congelamento.
Óvulos congelados: como engravidar após descongelar?
Com os óvulos congelados, a mulher pode escolher o momento ideal para engravidar. Quando decidir dar esse passo, é necessário pedir o descongelamento do óvulo, que passará por um processo de reprodução assistida conhecida como fertilização in vitro – ou FIV, que consiste na fecundação, em laboratório, do óvulo descongelado por espermatozoides coletados. Após a formação do embrião, este é inserido no útero para que a gestação se desenrole dentro do corpo da mãe.
Para conhecer mais sobre o processo de fertilização in vitro, leia o nosso artigo sobre o assunto: O que é FIV? E como funciona uma Fertilização in Vitro hoje em dia? O método de óvulos congelados por vitrificação é um processo cuja chance de sucesso depende da idade na qual a mulher congelou seus óvulos e o número de óvulos congelados. Isso deve ser levado em consideração por mulheres que desejam ter seus óvulos congelados. Para saber mais sobre óvulos congelados por vitrificação, consulte um médico especializado em fertilização para tirar todas as suas dúvidas.