Blog

aqui você encontrará nossos últimos artigos

Qual a melhor idade para engravidar com endometriose?

Qual a melhor idade para engravidar com endometriose

A endometriose é uma doença que afeta 1 em cada 10 muheres na população geral e 4 em cada mulheres com dificuldades para engravidar, segundo o Colégio Americano de Ginecologia e Obstetríca. 

Obviamente existem vários fatores envolvidos no planejamento da gravidez, como questões de vida pessoal e conjugal, profisisonal e até mesmo financeiras. E quando falamos em financeiras, não se pode ignorar o fato de que postergar muito a maternidade, especialmente se você tem endometriose, pode significar ter de fazer muitos ciclos de fertilização in vitro ou mesmo cirurgias complexas para resolver o problema de infertilidade. 

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como planejar a gravidez se você tem infertilidade. Para esclarecer, vamos explicar neste artigo:

  • como a endometriose afeta a sua fertilidade e gravidez; 
  • o que fazer para aumentar suas chances se você tem endometriose;
  • e finalmente, qual a melhor idade para engravidar com endometriose?


Como a endometriose afeta a sua fertilidade e gravidez?


A endometriose afeta 4 em cada 10 mulheres que estão tentando engrvaidar e não estão conseguindo. 

Portanto, em casos de infertilidade, especialmente aqueles casos de infertlidade sem causa aparente ou infertilidade inxeplicada (ISCA), é essencial que se procure por endometriose com exames de imagem como ultrassonografia transvaginal e pélvica com preparo intestinal e ressonância magnética. Hoje em dia não se recomenda realizar a cirurgia apenas como forma de diagnóstico, pois os métodos de imagem evoluíram muito. 

A cirurgia é indicada apenas em casos sintomáticos que não melhoram com tratamento clínico, casos em que não se está conseguindo gravidez com as técnicas de reprodução assistida ou casos em que a endometriose traz muito risco para o órgão acometido, como ureter e algumas regiões do intestino, como íleo terminal e apêndice. 

A endometriose provoca nflamação, aderências e cicatrizes dentro da cavidade abdominal. Issop pode interferir com a fertilidade das seguintes maneiras;

  • permebalidade das tubas uterinas: as trompas podem ficar entupidas;
  • motilidade tubária: as trompas podem ter dificuldade de buscar e transportar o óvulo, aumentando o risco de gravidez nas tromas (gravidez ectópica);
  • a inflamação pode interferir diretamente no processo de fertilização e implantação;
  • os cistos de endometriose nos ovários ou endometriomas, podem interferir com a ovulação e com o estoque de óvulos (reserva ovariana); 
  • a endometriose interna do útero ou adenomiose pode interferir com a implantação do embrião, aumentar o risco de aborto, de parto prematuro e de descolamento prematuro de placenta.

Dessa forma, alguns cuiddados a mais devem ser tomados pelos médicos que tratam mulheres com endometriose antes da gravidez ocorrer.

 

O que pode aumentar as suas chances de engravidar se você tem endometriose?


Já sabendo que a endometriose aumenta em 4 vezes o risco de você ser infértil, algumas medidas que evitem outros fatores de infertilidade podem se rde grande ajuda. 

Atividade física pode ajudar a controlar os sintomas de dor e desconforto da endometriose, pois ajuda na produção de susbstâncias que reduzem a inflamação e melhoram a circulação sanguínea na pelve. Além disso, melhora o seu metabolismo em geral, colaborando com a melhora da sua fertilidade. 

Alimentação baseada em alimentos naturais ou minimamente processados também são essenciais para controle do peso e inflamação, melhorando a fertilidade e reduzindo sintomas. A ingesta de frutos de mar e peixes, duas vezes por semana pelo menos, está associada a melhores índices de fertlidade em casais tenanto engravidar. Há alguma controvérsia em torno de alimentos contento glúten e lactose, mas retirá-los da alimentação diária tem se mostrado benéfico para algumas pacientes na prática clínica, pois em alguns casos eles podem desencadear processos inflamatórios no organismo e piorar a fertilidade e as dores de pacientes com endometriose. 

Dormir bem, pelo menos 7 horas por noite e fazer atividades que te tragam prazer e relaxamento no dia a dia, reduzindo o estresse, também podem ajudar bastante no processo de melhorar a sua fertilidade. 

E  claro, sabendo que a endometriose, especialemente os endometriomas, podem diminuir a sua reserva ovariana, acompanhar seu estoque de óvulos com o hormônio antimulleriano (HAM ou AMH) e com contagem de folículos antrais no ultrassom transvaginal podem ser úteis na decisão de eventualmente antecipar os planos de engravidar ou congelar óvulos.

qual a melhor idade para engravidar com endometriose?


Considerando que as mulheres com endometriose tem um risco de infertilidade e de complicações na gravidez maiores, engravidar durante o período biológico em que esses riscos são menores seria a melhor forma de previní-los. Do ponto de vista médico, a década compreendida entre os 20 e os 30 anos seriam o período ideal para se ter a gravidez. 

É claro que, como dito anteriormente, a questão biológica não é a única a ser levada em conta. Um grupo americano chamado de Planned Parenthood (ou paternidade/materinade planejadas) recomenda que a pessoa ou o casal estejam em condições de saúde, financieras e psicológicas adequadas para prover para a criança tudo que o que ela precisa para crescer saudável. Isso envolve questões pessoais, conjugais, pessoais e financeiras. Na forma como a nossa sociedade está organizada hoje, é mais difícil que todas essas condições estejam estabelecidas na década entre os 20 e os 30 anos. 

Nesse ponto precisamos considerar como a medicina reprodutiva e seis avanços recentes podem ajudar mulheres com endometriose a engravidar. 

Sabendo que a fertilidade começa a declinar qualitativamente a partir dos 30 anos, e que isso se torna muito rápido após os 35 anos e especialmente após os 40 anos, algumas medidas podem ser tomadas por mulheres com endometriose para aumentar suas chances de ter um bebê. 

A primeira é planejar-se para congelar seus óvulos se não tem planos de engravidar no momento. Normalmente, recomenda-se o congelamento de óvulos entre 30 e 35 anos, mas se você tem endometriose adiantar essa janela em 5 anos pode ser um boa ideia. Congelar óvulos entre 25 e 30 anos pode fazer com que você congele mais e melhores óvulos.

O congelamento de óvulos é especialmente atrativo para quem tem endometriose porque as chances de precisar fazer um tratamento de fertilização in vitro para engravidar são 3,5 vezes maiores do que na população geral. Enquanto 15% da população geral tem infertilidade e acabarão muitas vezez em um tratamento de fertilização in vitro, especialmente se forem tentar gravidez após os 35 anos, cerca de 50% das mulheres com endeomtriose tem infertilidade e vão acabar precisando de um tratamento de fertilização in vitro, mesmo antes dos 35 anos, em função dos fatores de infertilidade associados á endometriose já citados nesse texto.

E congelar mais em quem tem endometriose parece ser importante: estudo recente de um grupo espanhol liderado pela pequisadora Ana Cobo, comparando óvulos congelados de mulheres com e sem endometriose, demonstrou que óvulos de mulheres com endometriose tinham um desempenho no laboratório de fertilização in vitro um pouco inferior. Portanto, congelar 20% a mais de óvulos (o que na prática significa de 3 a 4 óvulos a mais do que o habitual para a faixa etária) é algo desejável para mulheres com endometriose. 

Como vimos, um planejamento diferente do habitual é fundamental para uma mulheres com endometriose que desejam engravidar. É preciso agir mais e mais cedo! Quer saber mais sobre esse assunto? Marque uma consulta. 

agende sua consulta

Entre em contato conosco pelo link abaixo

Dr. Oscar Duarte

Agende sua consulta

Rua Itapeva, 286 - 1º andar, Bela Vista, São Paulo

Rua Joaquim Floriano, 466, cj 603, Itaim, São Paulo

+55 11 3149-9455

Dr. Oscar Barbosa Duarte Filho CRM 112106 SP - RQE 31023
Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2022

Site desenvolvido com  por Glogs - Agência Digital