Blog

aqui você encontrará nossos últimos artigos

Tabela de Fertilidade passo a passo para engravidar após os 35

Tabela de fertilização

A tabela de fertilidade é uma aliada na hora de engravidar, mas ela é funcional para quem está acima dos 35 anos?

Quando é o melhor momento para engravidar? Diversas mulheres se perguntam isso, mas a resposta depende de diversos fatores, inclusive emocionais, financeiros e de estabilidade em uma relação. Infelizmente, o organismo nem sempre espera até que tudo esteja perfeito. Após os 35 anos a fertilidade da mulher diminui de forma significativa.

Apesar de parecer algo simples, muitos casais enfrentam problemas para engravidar, por isso muitas mulheres têm recorrido à tabela de fertilidade para conhecer mais seu próprio corpo e saber quando ocorre a ovulação e consequentemente, o momento mais propício para engravidar.

Entenda melhor essa técnica e se pode ser útil para mulheres que já passaram dos 35 anos.

O que é a tabela de fertilidade?

A tabela de fertilidade é um método que se baseia no cálculo do período da ovulação, considerado o período ideal para a concepção por ser o período fértil feminino. Esse cálculo é feito a partir da análise dos ciclos menstruais da mulher e o padrão existente entre eles. Muitos casais não conseguem a gravidez por estarem tentando em um momento errado.

O momento da ovulação é quando os ovários liberam os óvulos para começarem seu caminho até o útero. Se fecundado, se implanta às suas paredes, mas se não fecundado, o óvulos degenera, é reabsorvido pelo organismo materno, e uma nova menstruação ocorre, cerca de 14 dias depois.

Um dia antes da ovulação, o corpo passa a produzir hormônios que favorecem a fecundação e define o começo do período fértil, que pode durar até seis dias, dado que os espermatozoides podem sobreviver por até cinco dias no organismo feminino.

A tabela de fertilidade pode auxiliar a entender quanto se inicia o seu período fértil a partir de cálculos simples e conhecimento dos seus ciclos, e assim definir o momento ideal para a ter as relações sexuais.

Por ser um método de concepção que não necessita de altos investimentos ou medicamentos, é bastante acessível, mas também pode não ser eficaz para todas as mulheres. Entenda melhor os prós e contras dessa técnica.

Tabela de Fertilização 2

Prós e contras da tabela de fertilidade

Os prós de utilizar a técnica da tabela de fertilidade são:

  • Não necessita de medicamentos, por conta disso, não há efeitos colaterais que remédios que auxiliam na concepção podem apresentar;
  • Por não fazer uso de medicações ou intervenções externas, é permitido em qualquer religião;
  • Não requer qualquer investimento financeiro, visto que é um método que visa o cálculo individual do ciclo de cada mulher;
  • Possibilita que a mulher conheça melhor seus ciclos menstruais e como seu organismo funciona, entendendo-se melhor.

Apesar de ser uma técnica barata e sem efeitos indesejados que hormônios podem causar, a tabela de fertilidade pode não ser eficaz para todas as mulheres, principalmente em casos de mulheres que passaram dos 35 anos e a taxa de fertilidade começou a cair.

Gravidez após os 35: dificuldades e cuidados

Após os 35 anos ocorre uma queda acentuada da fertilidade e a mulher encontra dificuldades para conseguir engravidar.

Isso ocorre porque o organismo da mulher nasce com uma quantidade definida de óvulos presente nos ovários, que são liberados todos os ciclos menstruais. Nos casos em que esse óvulo liberado não é fecundado, ele é perdido e não há substituição.

Por ser um número estimado desde o nascimento, quanto mais os óvulos são perdidos, menos há nos ovários ao longo dos anos, sendo que a diminuição se torna clinicamente significativa por volta dos 35 anos.

Entretanto, é a partir dos 35 anos que a vida da mulher moderna começa a encontrar estabilidade, principalmente financeira, após finalizar sua vida acadêmica e se colocar no mercado de trabalho de forma consistente, iniciar uma carreira e passar a ter um salário confortável para os gastos relacionados à mais um integrante da família.

Não é errado deixar a gravidez para um momento de mais clareza e tranquilidade, mas, a ciência aponta que após esse período a taxa de chances de engravidar por anos podem cair até 50% mais rápido se comparado com o período entre 20 e 30 anos.

Por isso, saber como funciona seu organismo e o melhor período para a fecundação pode auxiliar muito a aumentar as chances de engravidar após os 35 anos. Para entender, é preciso saber calcular a tabela de fertilidade.

agende sua consulta 1

Passo a passo de como usar a tabela de fertilidade para engravidar após os 35

Um ciclo normal possui, em média 28 dias, que se inicia com a menstruação e finaliza quando a seguinte está para começar. Nesse tipo de ciclo, a ovulação ocorre no 14º dia, exatamente a metade do ciclo.

Para saber como calcular seu período fértil da Tabela de fertilidade, siga os passos a seguir:

  1. Com base nas datas das três últimas menstruações, anote o número de dias que cada ciclo durou;
  2. Calcule uma média de duração destes 3 ciclos;
  3. Subtraia 14 deste valor;
  4. O valor encontrado da subtração é o dia da ovulação;
  5. O período fértil é compreendido por uma janela que se inicia quatro dias antes da ovulação, engloba o dia da ovulação e o dia seguinte.

Vamos dar um exemplo. Suponha que os seus últimos três ciclos duraram 29, 30 e 31 dias. A média de duração é 30. O dia provável da ovulação é o 16º dia. O período fértil vai do 12º ao 17º dia do ciclo. Com base nesse exemplo, é possível que você consiga saber como funciona o seu ciclo e identificar o seu período fértil.

Usar a tabela de fertilidade é fácil e pode ser utilizada por todas as mulheres com ciclos regulares, pois requer apenas conhecimento dos seus ciclos e não tem contraindicação.

Caso você tenha ciclos irregulares, você não poderá usar essa regra. Ciclos irregulares são muito preditivos de ciclos sem ovulação. Se isso estiver acontecendo com você, é recomendado procurar um médico para entender se você não está ovulando regularmente.

Caso você tenha mais de 35 anos, é possível engravidar naturalmente com a tabela de fertilidade. Tenha paciência, pois pode levar alguns meses. Entretanto, se passar de seis meses de tentativas sem resultados, é recomendado procurar um médico para entender o que pode estar te impedindo de engravidar.

agende sua consulta

Entre em contato conosco pelo link abaixo

Dr. Oscar Duarte

Agende sua consulta

Rua Itapeva, 286 - 1º andar, Bela Vista, São Paulo

Rua Joaquim Floriano, 466, cj 603, Itaim, São Paulo

+55 11 3149-9455

Dr. Oscar Barbosa Duarte Filho CRM 112106 SP - RQE 31023
Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2022

Site desenvolvido com  por Glogs - Agência Digital