Prós e Contras do Coito Programado

Coito Programado

Você sabe como o coito programado pode auxiliar no processo de gravidez? Te explicaremos nesse artigo a respeito desse tratamento.

Os tratamentos utilizados para engravidar ou mesmo procurados para tratar infertilidade podem se baseiam em diversas técnicas: a mais buscada por casais é a fertilização in vitro (FIV).

Porém, existem outras opções de tratamento eficazes e mais simples, que também auxiliam e facilitam o processo de engravidar. Um deles é a relação sexual programada, coito programado ou namoro programado. Saiba mais sobre essa técnica de reprodução humana a seguir.

Sumário:
  • O que é coito programado e como funciona?
  • Para quem o coito programado é indicado?
  • Como saber se estamos aptos a realizar o coito programado?
  • Quais são os prós e contras do coito programado?
  • Quanto tempo dura o tratamento utilizando o coito programado?
  • Conclusão

O que é coito programado e como funciona?

O coito programado é um tratamento considerado simples (baixa complexidade) se comparado com outras técnicas utilizadas na área de reprodução humana.

Consiste no acompanhamento do ciclo menstrual até a fase de ovulação. O médico especializado irá avaliar o crescimento dos folículos no ovário até a maturação do óvulo.

O tratamento tem seu início durante o período menstrual da mulher. É importante observar se útero e ovários estão aptos para o tratamento naquele mês.

Após esse exame, pode-se iniciar a administração de medicamentos orais ou injetáveis para induzir ou estimular a ovulação e, por fim, em alguns casos, a aplicação de um hormônio, a gonadotrofina coriônica humana - hCG - para que ocorra a estimulação ovariana.

O objetivo é gerar o crescimento de dois a quatro folículos: ao liberar mais óvulos durante o período ovulatório, aumentam as chances de fertilização e gravidez.

O crescimento dos folículos é acompanhado através do ultrassom até o momento de maturação final, quando ele está pronto para liberação do óvulo: é quando o médico deve indicar ao casal os dias de maior probabilidade para se ter relação e engravidar.

Para quem o coito programado é indicado?

O tratamento utilizando o coito programado é indicado principalmente para mulheres com problemas relacionados à ovulação. Geralmente é recomendado para mulheres que tenham idade inferior a 35 anos e boa contagem de folículos (reserva ovariana normal).

agende sua consulta 1

Como saber se estamos aptos a realizar o coito programado?

É necessário verificar se o casal possui algum problema reprodutivo que poderia acarretar no impedimento da gravidez por esse método. Dentre os exames a serem feitos podemos listar:

  • Histerossalpingografia, para avaliação do trajeto que os espermatozoides terão de percorrer desde a vagina até o final das trompas;
  • Espermograma, que deve ter pelo menos 5 milhões de espermatozoides dos tipos A e B;
  • Exames hormonais como prolactina e TSH (tireóide) devem estar normais; Ultrassonografia pélvica transvaginal com útero normal e boa contagem de folículos antrais (reserva ovariana normal);
  • Em casos de suspeita clínica de endometriose profunda, ultrassonografia com preparo intestinal e ressonância magnética podem ajudar.

Quais são os prós e contras do coito programado?

O uso de coito programado como tratamento para engravidar possui alguns prós e contras, são eles:

Prós:

  • É uma técnica não invasiva, permite gravidez por métodos naturais, sendo bem aceita pela maioria dos casais;
  • Tratamento barato, se comparado à inseminação artificial ou inseminação intra uterina e à fertilização in vitro (FIV);
  • Aumenta as chances de gravidez em relação a tentar natural, muito em função da indução da ovulação;
  • Pouco uso de medicações durante o processo, especialmente se comparado à fertilização in vitro;
  • Pode ser repetido por até 12 meses, se necessário: cerca de metade dos casais cujo único fator de infertilidade é o ovulatório vão engravidar até a terceira tentativa.

Contras:

  • O fato de depender de o casal ter relações em dias pré-determinados pode gerar estresse e desgaste conjugal;
  • Há risco de hiperestimulação ovariana em função dos indutores de ovulação, embora seja baixo, menor do que 1%; Pode ocorrer uma maior chance de gestação gemelar por conta da estimulação ovariana (cerca de 10%);
  • Alguns medicamentos utilizados para estimulação ovariana possuem efeito anti estrogênico, ou seja, diminuem o nível do hormônio estrogênio, deixando o endométrio mais fino e menos receptivo, reduzindo o muco cervical e levando até a efeitos colaterais como ondas de calor, irritabilidade e diminuição da libido, o que, para um tratamento dessa natureza, pode atrapalhar.

Quanto tempo dura o tratamento utilizando o coito programado?

O ciclo de coito programado tem duração em média de 14 dias. Após a ovulação espera-se mais 14 dias para realização do teste de gravidez. Nesse período de espera, pode-se realizar um exame de ultrassom para avaliar se houve ruptura do folículo e formação do corpo lúteo e ainda utilizar medicamentos para tentar aumentar a receptividade endometrial (progestagênios).

Embora muitas clínicas de reprodução ao redor do mundo realizem até 12 ciclos de coito programado para casais com fator ovulatório, sabemos que a maior parte das gestações acontecem nas tentativas iniciais. Assim, o mais aceito hoje é se tentar no máximo três a seis ciclos, e, se a gestação não ocorrer, partir para a fertilização in vitro (FIV).

Conclusão:

Vimos que a utilização do coito programado como método para auxiliar na gravidez pode ser indicada por apresentar inúmeros benefícios, como menores custos e invasividade, quando comparado a outros métodos de reprodução humana assistida.

Para realização dessa técnica é importante o acompanhamento com o médico competente e habilitado em reprodução humana, para que ele analise o histórico do casal e determine se ele está apto para o tratamento, qual o melhor medicamento para utilizar na estimulação ovariana e quais as chances do tratamento dar certo.

Para auxiliar nesse processo de gravidez marque uma consulta com um médico especialista e tire suas dúvidas.

agende sua consulta

Entre em contato conosco pelo link abaixo

Dr. Oscar Duarte

Agende sua consulta

Rua Itapeva, 286 - 1º andar, Bela Vista, São Paulo

Rua Joaquim Floriano, 466, cj 603, Itaim, São Paulo

+55 11 3149-9455

Dr. Oscar Barbosa Duarte Filho CRM 112106 SP - RQE 31023
Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2022

Site desenvolvido com  por Glogs - Agência Digital