Folículo no Ovário: O que é e qual sua relação com a fertilidade

Folículo no Ovário

Você sabe o que é um Folículo no Ovário e o que ele representa? Conheça suas fases e sua relação com a fertilidade folículo no ovário

O folículo no ovário é uma estrutura que está presente na vida das mulheres desde seu período embrionário, tendo um papel de extrema importância no Ciclo Menstrual. A seguir apresentaremos as principais informações sobre os folículos ovarianos.

teste de ovulação

O que são os folículos no ovário?

Os folículos são estruturas presentes nos dois ovários durante o ciclo menstrual da mulher e são as estruturas mais relacionadas à fase de ovulação. Os folículos são formados durante o desenvolvimento embrionário e irão ser perdidos (atresia) ou ovular ao longo da vida.

A principal função do folículo no ovário é realizar o armazenamento e maturação de oócitos, e após o ciclo de desenvolvimento completo, ocorre o rompimento de um folículo por mês para liberar o óvulo (ovulação propriamente dita), possibilitando que ocorra a fecundação.

O processo de crescimento e rompimento do folículo ovariano é dependente da ação de hormônios como o Hormônio Folículo Estimulante (FSH) e o Hormônio Luteinizante (LH) que irão agir de forma sincrônica para permitir a ovulação.

Quais são os estágios de desenvolvimento do folículo ovariano?

O folículo no ovário pode ser classificado através das seguintes denominações:

  • Folículo Primordial: encontrado desde o período de desenvolvimento embrionário, observa-se a presença de óvulos envoltos por apenas uma camada de poucas células da granulosa de forma achatada.
  • Folículo Primário: a quantidade de células da granulosa em volta do óvulo já é maior, e em forma de cubos. Nessa fase já há influência do FSH no desenvolvimento do folículo no ovário.
  • Folículo Secundário: ocorre através da fase de maturação ou crescimento do folículo, formado por um óvulos com múltiplas camadas de células em seu entorno. que se diferenciam em duas camadas: mais interna com células em cubos (granulosa, responsiva a FSH) e mais externa com células alongadas (células da teca, mais responsiva ao LH). Esses são os folículos pré-antrais (ainda não visíveis ao ultrassom).
  • Folículos antrais de Graaf: É nessa fase que o folículo irá desenvolver o antro (folículos antrais, com líquido dentro, visíveis no ultrassom). São os folículos antrais que contamos para estimar a reserva ovariana. As células em seu entorno mantém as duas camadas: mais interna com células em cubos (granulosa, responsiva a FSH) e mais externa com células alongadas (células da teca, mais responsiva ao LH). Nessa fase o folículo no ovário já está pronto para se romper e realizar a liberação do óvulo. O folículo que faz isso é o folículo dominante, que explicaremos a seguir.

O que é folículo dominante e qual sua relação com a fertilidade?

O folículo dominante é aquele que durante o desenvolvimento do ciclo menstrual cresceu mais rápido que os demais (teoricamente por ser o mais preparado para ovular, ultrapassando os 10mm de diâmetro, e que continuará crescendo ao longo do período de ovulação até atingir os 26 mm, quando normalmente ocorre a ovulação. Já os outros folículos também presentes no ovário aumentam seu tamanho, porém em uma menor proporção.

Esse folículo é de extrema relevância para a fertilidade, pois é responsável pela liberação do óvulo maduro que poderá posteriormente ser fecundado por um espermatozoide, gerando a gravidez.

agende sua consulta 1

Como é feita a visualização do folículo no ovário?

Por se tratar de estruturas de tamanho e diâmetro relativamente pequenos, em sua fase pré-antral a identificação só é possível através da visualização por técnicas microscópicas.

Em se tratando dos folículos antrais, na primeira fase do ciclo menstrual, aqueles acima de 2mm podem ser identificados através do uso de exames de ultrassonografia.

O que é estimulação ovariana e como se relaciona com o folículo ovariano?

A estimulação ovariana é uma técnica para aumentar o número de folículos crescimento simultâneo no ovário, permitindo que haja maior maturação e liberação de vários óvulos durante o período de ovulação. Isso aumenta a probabilidade de fecundação, formação de embriões e gravidez.

O procedimento de estimulação ovariana é realizado com o acompanhamento de um médico especializado, que irá verificar por meio de ultrassom o desenvolvimento e crescimento de folículos no ovário ao longo do ciclo. A estimulação é feita por aplicação hormonal subcutânea, iniciando nos primeiros dias do ciclo menstrual.

A estimulação ovariana pode ser indicada em casos de:

  • Mulheres com dificuldades na ovulação, como na síndrome dos ovários policísticos;
  • Mulheres com problemas relacionados à infertilidade que precisarão fazer um tratamento de relação sexual programada ou inseminação artificial;
  • Pacientes que pretendem realizar o procedimento de Fertilização in Vitro (FIV), aumentando a possibilidade de um número maior de óvulos para a técnica.

Conclusão

 Vimos que a presença de folículo no ovário durante a ocorrência do ciclo menstrual é fisiológica e de extrema relevância para o processo de fertilidade, visto que ele é responsável pela liberação de óvulos para que ocorra a fecundação.

Lembrando que é importante a realização de exames e acompanhamento de rotina, e caso haja a presença de problemas com relação ao desenvolvimento dos folículos deve ser feita uma consulta com um médico especialista para que seja direcionado o melhor tratamento.

agende sua consulta

Entre em contato conosco pelo link abaixo

Dr. Oscar Duarte

Agende sua consulta

Rua Itapeva, 286 - 1º andar, Bela Vista, São Paulo

Rua Joaquim Floriano, 466, cj 603, Itaim, São Paulo

+55 11 3149-9455

Dr. Oscar Barbosa Duarte Filho CRM 112106 SP - RQE 31023
Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2022

Site desenvolvido com  por Glogs - Agência Digital