Laparoscopia Ginecológica como tratamento para adenomiose

Você sabe como é realizada a laparoscopia ginecológica? Acompanhe o artigo e conheça o procedimento.

A adenomiose pode afetar mulheres de todas as idades, mas é mais comum em mulheres na faixa dos 30 anos. A laparoscopia ginecológica é um procedimento minimamente invasivo que pode ser utilizado como tratamento para a adenomiose. 

Neste conteúdo será abordado o que é a adenomiose, seus sintomas, como pode ser diagnosticada e o tratamento da adenomiose através da laparoscopia ginecológica.

O que é a adenomiose?

A adenomiose é uma condição em que o tecido do revestimento do útero se torna anormalmente espesso e infiltrado nas camadas mais profundas do útero. 

A adenomiose pode causar sintomas de dor, cólicas, sangramento uterino anormal e infertilidade. A condição é geralmente diagnosticada pela história clínica e exames de imagem (ultrassonografia transvaginal e ressonância magnética, feitas idealmente fora do período menstrual).

agende sua consulta 1

Como é realizada uma laparoscopia ginecológica? 

A laparoscopia ginecológica é um procedimento cirúrgico que envolve a inserção de um tubo fino e iluminado, chamado de laparoscópio, através do umbigo para permitir que o cirurgião visualize as estruturas internas. O procedimento é usado para diagnosticar e tratar vários problemas ginecológicos. 

O cirurgião usa o instrumento para examinar as estruturas internas e diagnosticar o problema. Se for necessário, outros instrumentos podem ser inseridos por outras incisões de 5 a 12 mm para realizar o procedimento cirúrgico. 

Após a conclusão do procedimento, os instrumentos são retirados e as incisões são fechadas com pontos ou cola biológica. A maioria das mulheres pode ir para casa no mesmo dia da laparoscopia ou no dia seguinte, embora possam ser necessários alguns dias de recuperação antes de retornarem às suas atividades normais. 

Por que a laparoscopia ginecológica pode ser um tratamento eficaz para a adenomiose?

A laparoscopia ginecológica é um tratamento que pode ser eficaz para a adenomiose focal nodular, que é um tipo específico de adenomiose que se assemelha a um mioma. Esse tipo de adenomiose prejudica a fertilidade, e sua retirada pode aumentar as chances de gravidez com e sem tratamento. 

Além disso, a laparoscopia permite diagnosticar e tratar endometriose associada à adenomiose. 

Quais são os riscos e cuidados pré e pós-operatórios da laparoscopia ginecológica para a adenomiose?

Os cuidados pré e pós-operatórios da laparoscopia ginecológica são basicamente os mesmos que para qualquer outro procedimento cirúrgico. 

Como a adenomiose é uma condição benigna, os riscos da cirurgia geralmente são baixos. No entanto existem alguns riscos associados a ela, incluindo: 

  • Infecção – A incidência de infecções pós-operatórias é baixa, mas elas podem ocorrer. Os sintomas de uma infecção incluem febre, dor no local da incisão e vermelhidão. Se você tiver quaisquer destes sintomas após a cirurgia, entre em contato imediatamente com o seu médico.
  • Hematomas – Os hematomas (acúmulo de sangue) são outro risco associado à laparoscopia ginecológica. Eles podem ocorrer no local da incisão e causar inchaço e dor. Se você tiver um hematoma, ele poderá ser drenado pelo seu médico.
  • Lesões nos órgãos – Raramente, durante a laparoscopia ginecológica, os órgãos vizinhos podem ser lesionados inadvertidamente. Por exemplo, o intestino pode ser perfurado pelo instrumento cirúrgico ou um vaso sanguíneo pode ser danificado. O próprio útero pode ser lesado de maneira irreversível, levando a uma histerectomia. Em casos extremamente raros, isso pode levar à necessidade de uma operação aberta para reparar o dano.

Cuidados pré-operatórios: 

  • Antes de qualquer cirurgia, você precisará passar por uma avaliação médica completa para certificar-se de que não há nenhuma condição que possa complicar a cirurgia ou interferir na sua recuperação. Isso inclui testes de sangue e exames de imagem para avaliar seus órgãos internos e determinar se há algum outro problema que possa afetar a cirurgia.

Você também receberá instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia, incluindo dieta e medicações que você precisará tomar ou evitar antes da cirurgia. Siga as instruções do seu médico rigorosamente para maximizar suas chances de um procedimento bem-sucedido e sem complicações. 

Cuidados pós-operatórios: 

  • Depois da cirurgia, você permanecerá na sala de recuperação por uma ou duas horas até que esteja acordada o suficiente para ir para o quarto. Você provavelmente sentirá alguma dor nos primeiros dias após a cirurgia devido à inflamação nos tecidos operados. A alta em geral ocorre em até 24 horas após o procedimento.

É importante seguir as instruções do médico sobre repouso, atividade física, ingestão de líquidos e alimentação.  

Conclusão

A laparoscopia ginecológica é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que pode ser usado como tratamento para a adenomiose. Na maioria dos casos, o procedimento é bem-sucedido e traz excelentes resultados. 

Se você está sofrendo com os sintomas da adenomiose, marque uma consulta com o Dr. Oscar Duarte e conheça os seus planos de tratamento.

agende sua consulta

Entre em contato conosco pelo link abaixo

Dr. Oscar Duarte

Agende sua consulta

Rua Itapeva, 286 - 1º andar, Bela Vista, São Paulo

Rua Joaquim Floriano, 466, cj 603, Itaim, São Paulo

+55 11 3149-9455

Dr. Oscar Barbosa Duarte Filho CRM 112106 SP - RQE 31023
Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2022

Site desenvolvido com  por Glogs - Agência Digital