Natural Killer: Células NK e a imunologia da infertilidade

Natural Killer

Você conhece as células natural killer e seu papel em casos de infertilidade feminina? Acompanhe este artigo e conheça a respeito.

A infertilidade pode ser definida como a dificuldade para obter ou manter uma gestação por um casal que esteja tentando engravidar sem o uso de métodos de contracepção no período mínimo de 12 meses.

Os fatores mais comuns que podem contribuir para o desenvolvimento de infertilidade: causas genéticas, endometriose, síndrome dos ovários policísticos, sequelas de infecções sexualmente transmissíveis e também pólipos e miomas, sem contar as causas masculinas de infertilidade como a varicocele.

Há indícios de que a infertilidade também possa ter associação com o sistema imunológico e a alteração na produção e função das células natural killer, importantes na atuação de resposta imune contra agentes invasores. A seguir abordaremos mais sobre esta relação entre células natural killer (também conhecidas como NK ou CD56/CD16), infertilidade e complicações obstétricas como abortamento de repetição ou aborto habitual, parto prematuro, pré-eclâmpsia e restrição de crescimento do feto, todas essas alterações ligadas ao mal funcionamento da placenta.

Sumário:
  • O que são Células Natural Killer?
  • Qual a sua função?
  • Qual a relação entre Natural Killer e casos de infertilidade?
  • Existem tratamentos para regular a produção de Natural Killer?
  • Como a Reprodução Assistida pode auxiliar nesses casos?
  • Conclusão.

O que são Células Natural Killer? Qual a sua função?

As células Natural Killer ou popularmente conhecidas pelo acrônimo NK ou por seu nome técnico linfócitos CD56/CD16, são importantes células do sistema imune responsáveis por atuar na resposta imunológica inata presente no organismo humano desde seu nascimento, atuando nas primeiras horas do combate a uma infecção por um invasor.

Atuam principalmente no reconhecimento de componentes não próprios do organismo presentes em células infectadas ou células com desenvolvimento tumoral.

Possuem atividade citotóxica através da liberação de substância que se ligam aos receptores das células induzindo a sua morte por mecanismos de apoptose, causando a degradação nuclear e destruição da célula.

Qual a relação entre Natural Killer e casos de infertilidade?

A célula natural killer pode ser observada na corrente sanguínea (NK periféricas) e região da do endométrio (NK uterinas), sendo um importante componente durante o processo de nidação, a implantação do embrião na parede uterina.

Estudos sugerem que as células NK podem atuar na região uterina visando a proteção e manutenção do local durante o período fértil, reconhecendo e eliminando possíveis ameaças que possam afetar o desenvolvimento de uma gestação. Nesse contexto, seriam um fator protetivo e não uma ameaça à gravidez.

Porém sua produção exagerada e a existência de grandes concentrações celulares no sangue periférico e no endométrio podem induzir ao reconhecimento errôneo do embrião como um invasor do organismo. Os valores de corte mais aceito são respectivamente 12% e 5%, durante a fase lútea média.

A consequência deste fator pode ser observada em casos denominados como abortos de repetição, caracterizado pela perda da gestação por mais de 2 vezes de forma consecutiva, sugerindo que alterações imunológicas podem influenciar diretamente na infertilidade feminina.

agende sua consulta 1

Existem tratamentos para regular a produção de Natural Killer?

Apesar de dificultar a permanência e desenvolvimento de uma gestação, a condição de produção e concentração excessiva de células natural killer na região do endométrio possui tratamentos. Podemos citar as seguintes alternativas terapêuticas que vêm sendo testadas em estudos científicos:

  • Uso de medicamentos da classe dos corticosteroides, que possuem ação no organismo em reações inflamatórias e na manutenção da resposta imunológica atuando na inibição da ação das células NK;
  • Administração de anticorpos (imunoglobulinas) que auxiliam no controle da produção celular e normalização do reconhecimento das células NK para evitar a eliminação do embrião a ser implantado;
  • Uso de terapia endovenosa com emulsões lipídicas, popularmente conhecida pelo nome comercial da droga, IntralipidⓇ. Atua nos receptores celulares induzindo a redução do potencial citotóxico da natural killer, aumentando as chances da implantação do embrião ao endométrio sem que haja interferência das células.

É importante ressaltar que a definição e direcionamento para o tratamento ideal deve ser feita por um médico especialista através de acompanhamento e avaliação individual de cada paciente.

Como a Reprodução Assistida pode auxiliar nesses casos?

Em casos de infertilidade, independentemente da causa associada, a procura e realização de tratamentos de reprodução humana assistida pode ser uma alternativa para casais que possuem dificuldades para engravidar ou que vem observando casos como aborto de repetição.

O acompanhamento com um médico especialista em reprodução humana é importante para que a melhor técnica de tratamento seja definida. Técnicas como a fertilização in vitro (FIV), inseminação artificial ou inseminação intrauterina, coito programado ou até criopreservação de óvulos para posterior utilização são algumas alternativas que irão ampliar as chances futuras de gravidez.

Para o sucesso de um tratamento é importante a avaliação de alguns fatores como:

  • Idade materna e reserva ovariana;
  • Número embriões transferidos;
  • Qualidade dos embriões, inclusive genética;
  • Receptividade e imunologia do endométrio para que ocorra a implantação.

Conclusão:

Vimos que a produção excessiva de células natural killer presentes no sistema imunológico sistêmico e local pode ser um fator de influência para quadros de infertilidade feminina e abortos de repetição.

O uso de tratamentos com medicamentos, anticorpos ou injeção de lipídios aliado a técnicas de reprodução humana podem auxiliar no aumento de chances de implantação do embrião e minimizar a interferência citotóxica das células NK.

Caso você seja tentante há pelo menos 12 meses sem sucesso é importante a consulta com médicos especialistas para averiguar a causa e determinar o tratamento adequado. Venha tirar suas dúvidas a respeito de infertilidade, marque uma consulta.

agende sua consulta

Entre em contato conosco pelo link abaixo

Dr. Oscar Duarte

Agende sua consulta

Rua Itapeva, 286 - 1º andar, Bela Vista, São Paulo

Rua Joaquim Floriano, 466, cj 603, Itaim, São Paulo

+55 11 3149-9455

Dr. Oscar Barbosa Duarte Filho CRM 112106 SP - RQE 31023
Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2022

Site desenvolvido com  por Glogs - Agência Digital