Nidação: O que é e qual sua relação com a fertilidade?

nidação

Nidação: O que é e qual sua relação com a fertilidade? Você sabe como ocorre a nidação e quais são seus sinais? Acompanhe este artigo e conheça suas características.

A fertilização ocorre quando durante o período ovulatório do ciclo menstrual um óvulo é liberado pelo folículo maduro, deslocando-se para as tubas uterinas, e caso haja o encontro com o espermatozóide ocorre a fecundação do óvulo.

O embrião inicial também denominado zigoto inicia seu deslocamento até a cavidade uterina, para iniciar o processo de nidação. A seguir abordaremos mais amplamente sobre este processo e sua relevância na fertilidade.

Índice:
  • O que é nidação, como ocorre e qual sua relação com a fertilidade?
  • Quais os principais sinais e sintomas da nidação?
  • Ocorrem mudanças no corpo após a nidação?
  • Qual a diferença entre nidação e menstruação?
  • Conclusão.

O que é nidação, como ocorre e qual sua relação com a fertilidade?

A nidação ou implantação embrionária é caracterizada através da migração do zigoto ou óvulo fecundado em direção ao endométrio, que é a camada de revestimento do útero. É um processo que marca o início do primeiro trimestre de gestação, e pode estar presente em casos de fecundação natural ou realizados por técnicas de reprodução assistida.

O processo de desenvolvimento do pré- embrião ocorre através das sucessivas divisões celulares mitóticas do zigoto recém fecundado durante seu deslocamento até o endométrio. Essa fase dura dois dias, e corresponde aos embriões de segundo e terceiro dia de vida (D2 e D3), também conhecida como clivagem.

A nidação terá início quando atingir o estágio de blastocisto, do quinto ao sétimo dia de vida (D5, D6 e D7). O blastocisto é caracterizado por ser uma estrutura contendo trofoblastos ou trofoectoderma (anexo embrionário responsável pela formação da placenta) e embrioblastos ou massa celular interna (células que darão origem ao embrião propriamente dito), além de conter uma cavidade interior com líquido denominada blastocele.

O processo de nidação costuma ocorrer após uma semana da fecundação do óvulo, após a chegada e implantação do embrião ao endométrio, mediada por substâncias liberadas pelo embrião e pelo endométrio.

Como a nidação está diretamente associada ao desenvolvimento de uma gestação, alguns fatores relacionados a problemas de fertilidade podem atrapalhar o processo, como por exemplo:

  • Distúrbios e alterações hormonais;
  • Presença de adenomiose;
  • Alterações relacionadas ao endométrio, como endometrite e alterações imunológicas como alterações de células natural killer ou células NK;
  • Doenças que acometem o útero, como mioma, pólipos, malformações (septo uterino) e sinéquias;

É importante salientar que a gravidez só ocorre após a implantação do embrião na parede uterina, sendo necessário a realização de testes de gravidez para detecção de betahCG 14 dias depois da ovulação, que normalmente coincide com o atraso menstrual.

Quais os principais sinais e sintomas da nidação?

A nidação costuma ocorrer de forma muitas vezes silenciosa e sem a presença de sintomas significativos. Algumas mulheres percebem a presença de pequeno sangramento ou corrimento marrom por até 3 dias, devido à implantação do embrião ao endométrio, mas essa percepção não é muito comum. O mais frequente é a ocorrência de alguns sinais que estão relacionados ao aumento da produção de progesterona, típicos da fase lútea e da TPM.

Esses sintomas podem ser descritos como:

  • Mal estar e falta de energia;
  • Cólicas abdominais;
  • Aumento de sonolência;
  • Alterações do humor.

agende sua consulta 1

Ocorrem mudanças no corpo após a nidação?

Após o término do processo de nidação, a gravidez pode ser confirmada. Posteriormente ocorrerão mudanças no corpo feminino características do processo de gestação. Podemos citar:

  • Crescimento das mamas e preparação para produção de leite materno após o parto;
  • Alterações hormonais caracterizadas pelo aumento significativo dos níveis de progesterona, estrogênio e hCG durante a gestação;
  • Aumento do tamanho do útero para acomodar o desenvolvimento do bebê ao longo dos 9 meses seguintes.

Qual a diferença entre nidação e menstruação?

Por ser um processo que pode apresentar uma pequena quantidade de sangramento, muitas vezes a nidação pode ser confundida com o início da menstruação. Porém existem algumas características que colaboram para diferir esses dois processos:

  • Nidação: presença de pequenos sangramentos, muitas vezes se apresentando em um tom de coloração rosa ou marrom, muitas vezes mais escurecida, podendo durar entre 2-3 dias. Em geral ocorre cerca de 7 dias após a ovulação.
  • Menstruação: presença de um grande volume de sangue, com coloração avermelhada, durando entre 5-7 dias de acordo com o ciclo menstrual de cada mulher. Em geral ocorre 14 dias depois da ovulação.

Em raras exceções o sangramento referente a nidação pode ultrapassar 3 dias de permanência ou apresentar coloração avermelhada semelhante à menstruação. Outras vezes ocorrem sangramentos de padrão variado num momento após o que seria esperado para a nidação e antes do que seria esperado para a menstruação. São escapes ou spottings de fase lútea, que podem estar associados a insuficiência lútea ou deficiência de corpo lúteo. A insuficiência lútea ou deficiência de corpo lúteo é um problema médico devido à baixa produção de progesterona ou baixo nível de progesterona e que pode ser tratada. Se isso está acontecendo com você, agende sua consulta com um especialista em infertilidade.

Conclusão:

Vimos que o processo de nidação ocorre através da implantação do blastocisto na parede uterina (endométrio), caracterizando o início do período de gravidez. Acontece cerca de 7 dias depois da ovulação ou 7 dias antes da data esperada para a próxima menstruação, considerando-se um ciclo regular de 28 dias de duração.

A nidação é uma etapa decisiva para que ocorra o desenvolvimento de uma gestação. A presença de algumas condições que acometem o endométrio ou a cavidade uterina podem dificultar esse processo. Temos uma série de exames que podem ser feitos no embrião e no endométrio para entender porque a nidação ou implantação não está ocorrendo.

Para que sua gestação corra de forma adequada, busque acompanhamento com um ginecologista e obstetra de confiança.

Se você possui interesse em saber mais sobre o desenvolvimento de uma gestação ou possui algum alguma condição que possa afetar a fertilidade, venha tirar suas dúvidas, agende sua consulta.

agende sua consulta

Entre em contato conosco pelo link abaixo

Dr. Oscar Duarte

Agende sua consulta

Rua Itapeva, 286 - 1º andar, Bela Vista, São Paulo

Rua Joaquim Floriano, 466, cj 603, Itaim, São Paulo

+55 11 3149-9455

Dr. Oscar Barbosa Duarte Filho CRM 112106 SP - RQE 31023
Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2022

Site desenvolvido com  por Glogs - Agência Digital