Reposição Hormonal: Quando a TRH feminina é indicada?

Reposição Hormonal

Conheça tudo sobre a terapia de reposição hormonal e como ela auxilia nos sintomas da menopausa. Acompanhe a seguir.

A menopausa faz com que ocorra o declínio da produção de hormônios no corpo da mulher, e como resultado podem ocorrer o aparecimento de alguns sintomas.

A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) ou terapia hormonal na menopausa é um tratamento muito utilizado para repor os níveis de hormônios que se encontram em queda e suavizar os sintomas do climatério e menopausa.

Sumário:
  • Porque ocorre a queda hormonal? Para que servem os hormônios?
  • O que é reposição hormonal?
  • Como funciona a reposição hormonal?
  • A terapia de reposição hormonal possui contraindicações?
  • Como funciona a reposição hormonal natural?
  • Quais os benefícios da reposição hormonal?
  • Conclusão

Por que ocorre a queda hormonal?

Conforme envelhecemos, o organismo diminui sua produção de hormônios. Esse declínio hormonal é um processo natural e já costuma dar início por volta dos 25 anos, embora pouco perceptível nessa idade.

A menopausa acontece nas mulheres por volta de 45 a 55 anos de idade, em média aos 50 anos, embora possa se apresentar também em sua forma precoce, observada em mulheres com idade inferior a 40 anos.

Os ovários, responsáveis pela produção de hormônios importantes como o estrogênios, progesterona e androgênios (os chamados esteroides sexuais), diminui seu funcionamento com o tempo, até parar completamente. Em contrapartida, a hipófise, na tentativa de ainda fazer os ovários funcionarem, aumentará sua produção de FSH e LH. Esse período, em que os níveis de esteroides sexuais estarão baixos e o FSH e LH altos, combinado à parada das menstruações por pelo menos um ano consecutivo, é a menopausa.

Para que servem os hormônios?

Os hormônios são moléculas mensageiras produzidas pelo corpo e liberadas através de glândulas endócrinas. Na menopausa ocorre a queda de dois principais hormônios:

  • Estrogênio: auxilia no desenvolvimento de características sexuais da mulher, saúde do sistema reprodutor, além de colaborar na prevenção da osteoporose, na saúde da pele e na regulação da circulação sanguínea. É o hormônio "da mulher, da juventude, da beleza".
  • Progesterona: auxilia na saúde do aparelho reprodutor, prepara o endométrio durante o ciclo menstrual para receber o embrião, e interfere na regulação de humor e do sono. É o hormônio da "TPM" e também, da "gestação".
  • Androgênios: hormônios que a mulher produz em pequenas quantidades, mas que são muito importantes para disposição, energia, libido e desejo sexual. É o hormônio "masculino".

cisto no ovário cta

O que é reposição hormonal?

A reposição hormonal é um tratamento que objetiva repor os níveis de hormônios que se encontram reduzidos por conta da influência de processos como a menopausa, e como resultado pretende aliviar os sintomas, que geralmente são:

  • Ondas de calor;
  • Suor excessivo;
  • Ressecamento vaginal e eventualmente perda involuntária de urina;
  • Variações de humor;
  • Alterações de sono.

É importante salientar que o procedimento deve ser feito após consulta e orientação com um médico ginecologista para avaliar a necessidade individual de cada paciente, através da análise de exames e históricos médicos.

Como funciona a reposição hormonal?

A administração da terapia de reposição hormonal pode ser feita através de via oral, transdérmica, intravaginal ou intrauterina. A via de administração, o tipo de terapia e a dosagem são prescritos pelo médico ginecologista, e o tempo de tratamento pode variar de acordo com idade e sintomas, mas em média é de 2 a 5 anos.

A reposição hormonal pode ser feita de várias formas: somente o hormônio estrogênio, uma associação de estrogênio e progesterona e menos comumente, uma associação com androgênios.

Terapia com Estrogênio: indicada para mulheres que realizaram o procedimento cirúrgico de retirada do útero (histerectomia), são utilizados fármacos contendo somente a presença do hormônio estrogênio.

Terapia com Estrogênio + Progesterona: indicada para mulheres que ainda mantêm o útero, por conta da presença do hormônio progesterona que previne contra o desenvolvimento de câncer de endométrio.

Terapia com androgênios: indicado para mulheres com diminuição do desejo sexual, da libido da disposição e da energia que não obtiveram melhora apenas com os estrogênios.

São utilizados fármacos contendo estrogênios, progesterona e androgênios podendo em sua composição natural ou artificial, combinados ou isolados.

A terapia de reposição hormonal possui contraindicações?

A reposição hormonal pode ser contraindicada em casos onde a realização do tratamento pode colocar em risco a saúde da paciente, podem ser citados casos de:

  • Doenças hepáticas;
  • Anemia falciforme;
  • Doenças da bile (vesícula);
  • Tromboembolismo;
  • Câncer de mama ou endométrio atuais ou prévios;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Lúpus eritematoso;
  • Porfiria; Hipertensão e/ou Diabetes mellitus mal controlados.

Para esses casos, uma avaliação de risco e benefício deve ser criteriosa e podem ser indicadas alternativas como a reposição hormonal "natural", que será descrita a seguir.

agende sua consulta 1

Como funciona a reposição hormonal natural?

Nesse tratamento ao invés do uso de medicamentos contendo os hormônios, utiliza-se de fitoestrógenos, que são plantas com funções terapêuticas que podem auxiliar no equilíbrio hormonal e alívio de sintomas da menopausa. Os fitoestrogênios são divididos em alguns grupos, sendo eles:

  • Isoflavonas: chamados também de isoflavonóides, estão presentes na soja e seus derivados;
  • Lignanos: encontrados em sementes e cereais;
  • Flavonóides: presentes em frutas e chás; Cumestranos: encontrados em feijões e alfafa.

Cabe lembrar que essas medicações têm uma ação estrogênica fraca, ou seja, produzem menos efeitos desejados do que a TRH convencional, mas não são desprovidos de efeitos colaterais e riscos.

Quais os benefícios da reposição hormonal?

Alguns dos benefícios do tratamento de reposição hormonal são: a diminuição dos sintomas relacionados à menopausa (ondas de calor, alterações do sono e humor e atrofia genital são os que mais incomodam), prevenção da osteoporose, e melhora do desejo e vida sexual da mulher. Ou seja, melhora da qualidade de vida.

Conclusão:

Vimos que a terapia de reposição hormonal é indicada para pacientes que se encontram na transição para a menopausa (climatério) que inclui a pré-menopausa, menopausa (1 ano sem menstruar) e o pós-menopausa. É um tratamento eficaz, que consiste em repor os hormônios sexuais (estrogênio, progesterona e eventualmente androgênios) que se encontram em baixos níveis.

Existem alternativas à reposição hormonal com medicamentos não hormonais ou com hormônios mais fracos de origem vegetal (fitohormônios) em casos nos quais os medicamentos hormonais convencionais da TRH são contra-indicados. Cabe lembrar que essas alternativas costumam ser menos eficazes no controle dos sintomas e não são desprovidos de efeitos colaterais.

O resultado do tratamento é observado através da diminuição dos sintomas presentes durante a menopausa.

Para realização desse tratamento é importante marcar uma consulta com um ginecologista, para que ele determine o melhor tratamento para cada caso.

agende sua consulta

Entre em contato conosco pelo link abaixo

Dr. Oscar Duarte

Agende sua consulta

Rua Itapeva, 286 - 1º andar, Bela Vista, São Paulo

Rua Joaquim Floriano, 466, cj 603, Itaim, São Paulo

+55 11 3149-9455

Dr. Oscar Barbosa Duarte Filho CRM 112106 SP - RQE 31023
Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2022

Site desenvolvido com  por Glogs - Agência Digital