O que é Ciclo Menstrual - 5 melhores dias para engravidar e a fase da janela fértil e ovulação

ciclo menstrual

Você já ouviu falar em período de ovulação durante o ciclo menstrual? Confira os melhores dias para engravidar e a fase da janela fértil e ovulação!

A ocorrência de ciclos menstruais na vida da mulher caracteriza o seu período chamado de idade reprodutiva: esses ciclos acontecem mensalmente, apresentam algumas fases e podem variar em número de dias de duração.

Uma das fases do ciclo menstrual é a fase de ovulação, que se torna de extrema relevância na vida de mulheres que estão tentando engravidar. Existem dias em que a probabilidade de engravidar tornam-se maiores. A seguir falaremos sobre todos os processos da fase ovulatória.

ciclo menstrual cta

Sumário:
  • Ciclo menstrual: O que é e qual a sua duração?
  • Quais são as fases do ciclo menstrual?
  • Quais são os 5 melhores dias da ovulação?
  • Como saber se estou ovulando?
  • Como as irregularidades no ciclo podem afetar a ovulação?
  • Conclusão

Ciclo menstrual: O que é e qual a sua duração?

Durante a adolescência, na puberdade, presenciamos a primeira menstruação (menarca), e após esse período, suceder-se-ão ciclos menstruais em todos os meses até a chegada da menopausa, que define o término da chamada idade reprodutiva, embora seja possível engravidar depois da menopausa com óvulos doados.

O ciclo menstrual caracteriza-se pelo preparo do endométrio pelo útero e do óvulo pelo ovário para que a gestação possa ocorrer. Sua duração habitual é de 28 dias, mas ciclos de 21 a 35 dias podem ser fisiológicos e permitir gravidez.

Os ciclos que duram mais do que 35 dias ou menos do que 21 dias, bem como aqueles que variam em mais de 5 dias de duração entre o mês mais curto e o mais longo numa série de pelo menos 4 meses observados são considerados irregulares e estão associados a algumas condições e/ou complicações.

Quais são as fases presentes no Ciclo Menstrual?

O ciclo menstrual possui ao longo de sua duração a presença de 3 fases. Em relação ao ovário elas podem ser classificadas em:

Fase Folicular:

Definida por ser a fase de início do ciclo menstrual: o folículo que irá ovular começa a crescer estimulado pelo Hormônio Foliculoestimulante (FSH) e produz estradiol. Isso faz com que o endométrio cresça, se preparando para receber o embrião.

Fase Ovulatória:

Em média, após 14 dias do início do ciclo menstrual, ocorre a ovulação. Ela é desencadeada por níveis de estrogênios elevados produzidos pelo folículo dominante, que por sua vez deflagram o pico do hormônio LH, fazendo com o que o folículo rompa e libere o óvulo.

Fase Lútea:

Última fase do Ciclo Menstrual, ocorre após a formação de uma estrutura chamada corpo lúteo, que é o folículo roto, já sem o óvulo, que sofre modificações na sua produção hormonal: os níveis de progesterona ficam altos, há a produção de quantidades significativas de estrogênio, ambos preparando o útero para que ocorra o processo de implantação do embrião.

Caso o óvulo não seja fertilizado e não ocorra a implantação e a gravidez, o corpo lúteo irá regredir, fazendo com que os níveis dos hormônios diminuam e induzindo o endométrio, que é a parede interna do útero, a se descamar, resultando no processo de menstruação, que costuma durar de 2 a 8 dias.

Quais são os 5 melhores dias para engravidar?

A fase de ovulação é de grande importância para mulheres em idade reprodutiva e que desejam engravidar. A ovulação costuma ocorrer em média 14 dias antes da data esperada para a próxima menstruação: na prática, isso fica entre o 12° e 16° dia do ciclo menstrual para a maioria das mulheres.

O dia em que ocorre a ovulação e os 5 dias anteriores a ela são o período mais propenso para engravidar. Conheça mais sobre o período fértil e como calcular.

agende sua consulta 1

Como saber se estou ovulando?

Dentre os principais sinais e sintomas sentidos durante o período de ovulação podem se apresentar os seguintes:

  • Dor similar a uma cólica, especificamente na parte inferior do abdômen;
  • Observa-se o aumento da temperatura do corpo;
  • Presença de muco como secreção resultando no aumento da umidade vaginal;
  • Pode ocorrer também: aumento da líbido, maior sensibilidade e sangramento em pouca quantidade.

Como as irregularidades no ciclo podem afetar a ovulação?

Muitas vezes o ciclo menstrual fica irregular por conta de alterações nos níveis de hormônios produzidos pelo organismo: isso pode acarretar na não liberação do óvulo, tornando a missão de engravidar mais complicada.

Conclusão:

Como pudemos ver, acompanhar seu ciclo menstrual é de extrema importância para as mulheres que desejam engravidar, a fim de tentar identificar SE e QUANDO a ovulação ocorre, determinando assim qual a janela fértil, que engloba o dia da ovulação E os 5 dias anteriores a mesma.

Ter um ginecologista de confiança que possa dar mais informações, orientações, e que realize o acompanhamento do ciclo menstrual juntamente com você pode ser bastante útil.

Caso seu ciclo seja irregular, marque uma consulta com um médico especialista em reprodução humana. Provavelmente você precisará de ajuda especializada.

agende sua consulta

Entre em contato conosco pelo link abaixo

Dr. Oscar Duarte

Agende sua consulta

Rua Itapeva, 286 - 1º andar, Bela Vista, São Paulo

Rua Joaquim Floriano, 466, cj 603, Itaim, São Paulo

+55 11 3149-9455

Dr. Oscar Barbosa Duarte Filho CRM 112106 SP - RQE 31023
Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2022

Site desenvolvido com  por Glogs - Agência Digital