Cirurgia de Cisto no Ovário: Como funciona e quando é necessária?

Cirurgia de Cisto no Ovário

Você sabe como e quando precisa ser realizada uma cirurgia para cisto no ovário? Acompanhe este artigo no qual informaremos muito a respeito deste assunto.

Os cistos no ovário são pequenas estruturas semelhantes a “bolhas” contendo líquido em seu interior que podem estar presentes nos ovários. Podem ter sua origem em alterações hormonais, endometriose, estar associado a outras doenças como neoplasias benignas (por exemplo, teratomas) ou malignas (câncer) ou por causas exógenas como o uso de remédios, especialmente indutores da ovulação e DIU medicado, como Mirena e Kyleena.

Apesar de ser um problema muito comum observado em mulheres, e que pode prejudicar, por exemplo, os planos de engravidar (sendo causa ou estando associado a um possível quadro de infertilidade), é uma condição que possui diagnóstico e tratamento bem estabelecidos.

O tratamento pode ser simplesmente esperar (expectante),suspensão de algumas medicações em uso, uso de pílulas anticoncepcionais para prevenção da recorrência ou até mesmo métodos cirúrgicos. A seguir abordaremos de forma mais profunda sobre a cirurgia de cisto no ovário.

Sumário:
  • Cirurgia de cisto no ovário: o que é e como é feita?
  • Em quais casos a cirurgia de cisto no ovário é necessária?
  • Quais os benefícios da cirurgia de cisto no ovário?
  • Existem riscos para quem se submete a cirurgia de cisto no ovário?
  • Em quais casos a cirurgia de cisto no ovário deve ser feita por técnica invasiva?
  • Conclusão

Cirurgia de cisto no ovário: o que é e como é feita?

A cirurgia de cisto no ovário é feita através da utilização do método de videolaparoscopia. Por ser um procedimento cirúrgico sem grandes incisões (cortes) na parede abdominal e que permite avaliar a cavidade abdominal através de uma câmera de alta definição com magnificação permite uma cirurgia com maior eficácia, segurança e melhor recuperação.

Para realização desse procedimento é necessária a aplicação de anestesia geral, combinada ou não à anestesia locorregional (por exemplo, a raquidiana), que pode melhorar o conforto no pós-operatório imediato (menos dor).

A cirurgia de cisto no ovário é feita por cortes pequenos de 5 mm a 12 mm na região abdominal. Através da insuflação de gás carbônico (CO2) para melhorar a visualização dos órgãos internos, ocorre a inserção dos instrumentos que serão utilizados e de uma mini câmera de alta definição com iluminação que auxilia na melhor visualização e colabora para resultados mais eficientes.

Quando o cisto é localizado, realiza-se a retirada do mesmo, preferencialmente evitando seu rompimento e tentando-se se preservar ao máximo a parte de ovário sadia remanescente, exceto em casos de câncer, quando a retirada de todo o ovário e até mesmo de outros órgãos próximos (tubas uterinas, útero, peritônio, linfonodos, o outro ovário) pode ser recomendada. Nesse momento, é possível já fazer durante a cirurgia uma análise do cisto retirado no microscópio por um médico patologista, e isso já dará uma informação se o cisto é benigno ou maligno (câncer) e como a cirurgia deve prosseguir. Essa técnica é conhecida como congelação. Posteriormente é realizada a revisão de todas as regiões operadas, a retirada dos instrumentos e o fechamento do local.

Em média a duração do procedimento é de 2 horas, podendo exceder esse tempo dependendo de cada caso individual (casos de câncer, em que a cirurgia precisa ser estendida para outros órgãos e estruturas, pode levar até 8 horas). A recuperação, em pacientes jovens que realizaram cirurgias para cistos benignos, incluindo endometriomas isolados, geralmente é rápida (podem receber alta no dia seguinte e voltar à rotina normal em duas semanas) e o processo de cicatrização dos pontos deixa pequenas marcas.

cisto no ovário cta

Em quais casos a cirurgia de cisto no ovário é necessária?

Muitos cistos podem regredir com o tempo, porém a cirurgia é indicada nos seguintes casos:

  • Paciente possui dor abdominal frequente e/ou muito intensa que não melhora com o tratamento clínico. É uma situação que pode ocorrer, por exemplo, com os cistos endometrióticos ou endometriomas;
  • Ruptura do cisto e extravasamento de seu líquido interno, podendo levar a quadros de dor aguda intensa e necessidade de ida ao pronto-atendimento. Alguns casos podem levar a hemorragia interna, necessitando de cirurgia de emergência. Pode acontecer, por exemplo, com cistos de corpo lúteo hemorrágico;
  • Cisto grandes, especialmente com diâmetro entre 5 e 10 cm, que são os que têm maior risco de torção;
  • Torção do cisto, situação que leva a muita dor, de início agudo, e que leva a mulher ao pronto-socorro para realizar uma cirurgia de urgência;
  • Suspeita de câncer, baseada em dados da história clínica e de características do cisto nos exames de imagem com ultrassom e ressonância magnética.

Quais os benefícios da cirurgia de cisto no ovário por videolaparoscopia?

Por se tratar de um método cirúrgico minimamente invasivo, a videolaparoscopia possui muitos benefícios, como por exemplo:

  • Cicatriz pequena e mais estética;
  • Recuperação da cirurgia mais rápida e menos dolorosa;
  • Pós-operatório com menor necessidade de medicação analgésica e menos efeitos colaterais;
  • Menor sangramento e agressão aos tecidos da parede abdominal e internos;
  • Retorno do funcionamento pleno da bexiga e do intestino mais rápidos, em função da menor manipulação;
  • Redução do risco de infecção, especialmente de parede abdominal, pela menor agressão e lesão dos tecidos (pele, gordura, aponeurose, músculo, peritônio etc).

Existem riscos para quem se submete a cirurgia de cisto no ovário?

Assim como todo procedimento cirúrgico, a cirurgia de cisto no ovário possui seus riscos e contraindicações:

  • Lesão de órgãos ou vasos sanguíneos próximos ao local de retirada do cisto;
  • Ruptura do cisto durante o procedimento;
  • Pode ocorrer a retirada total do ovário (ooforectomia);
  • Perda da função ovariana em decorrência do procedimento de retirada do cisto ovariano, impedindo a produção hormonal para desenvolvimento do folículo e liberação do óvulo. Essa é uma boa indicação para realizar a preservação da fertilidade (congelamento de óvulos) antes da cirurgia. 

agende sua consulta 1

Em quais casos a cirurgia de cisto no ovário deve ser feita por técnica invasiva?

Em certos casos o médico opta pela realização da cirurgia de retirada do cisto através do método de laparotomia, que consiste na administração de uma anestesia local regional (raquidiana) com sedação associada e abertura da região abdominal para retirada do cisto.

Por ser um procedimento mais invasivo, a cicatriz também será maior, na maior parte das vezes semelhante ao procedimento de cesariana.

Esse tipo de cirurgia geralmente é feita em casos de indisponibilidade de material ou humano capacitado para a fazer a videolaparoscopia. Com o avanço das técnicas e materiais, casos que no passado eram contra indicação para videolaparoscopia, como cistos muito grandes ou suspeita de câncer, podem hoje serem feitos por esta via.

Conclusão:

Por ser uma cirurgia minimamente invasiva, a laparoscopia é o procedimento mais indicado para retirada de cistos no ovário.

A realização do procedimento é indicada para mulheres que não obtiveram a regressão do cisto, com dor refratária ao tratamento com remédios, que possuem cistos grandes que podem torcer ou romper, suspeita de câncer ou que tiveram seu cisto rompido com sintomas agudos.

O objetivo dessa cirurgia é resolver o problema da paciente, com a menor agressão possível a função do ovário.

Se você observar a presença de sintomas incomuns ou se você já possui cisto no ovário, é importante a realização de exames de rotina para o diagnóstico correto. Para isso consulte um médico especialista para que ele te oriente e dê a melhor alternativa de tratamento.

agende sua consulta

Entre em contato conosco pelo link abaixo

Dr. Oscar Duarte

Agende sua consulta

Rua Itapeva, 286 - 1º andar, Bela Vista, São Paulo

Rua Joaquim Floriano, 466, cj 603, Itaim, São Paulo

+55 11 3149-9455

Dr. Oscar Barbosa Duarte Filho CRM 112106 SP - RQE 31023
Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2022

Site desenvolvido com  por Glogs - Agência Digital