Intralipid - Terapia de infusão de emulsão lipídica para falha de implantação embrionária recorrente e abortamentos de repetição
Você sabe o que é Intralipid ® e como pode ser utilizado? A seguir abordaremos tudo sobre este tratamento.
A falha de implantação embrionária ocorre quando embriões de boa qualidade, em estágio de blastocisto, não conseguem realizar o processo de nidação, ou seja, a sua implantação no endométrio, camada interna do útero. Considera-se recorrente quando ocorre por duas vezes consecutivas após transferência de blastocistos de boa qualidade.
Essas falhas de implantação podem ocorrer em tentativas de gravidez por métodos naturais e também em procedimentos como a Fertilização in vitro (FIV). As causas da falha de implantação recorrente podem variar de caso para a caso, mas em muitas circunstâncias é de origem imunológica.
Existem algumas alternativas de tratamento indicadas para a falha na implantação, possibilitando o aumento das chances de obter uma gestação evolutiva. Dentre essas, o uso de infusões lipídicas intravenosas (Intralipid®) pode ser citado.
Quais as principais causas de falha na implantação?
Como mencionado anteriormente, casos de falha na implantação do embrião são de várias causas, dentre elas podemos citar:
- Presença de miomas, pólipos ou sinéquias (incluindo endométrio fino);
- Alterações morfológicas do útero, como malformações (septo uterino);
- Incompatibilidade genética entre os pais;
- Endometriose do útero ou adenomiose;
- Endometrite;
- Alterações na receptividade endometrial;
- Fatores associados ao sistema imunológico, como alterações nas células NK (Natural Killer) ou receptor das células NK com perfil desfavorável para a gestação (KIR-AA);
- Auto-anticorpos (FAN, Anti-TPO) e síndrome antifosfolípide (anticardiolipina, anti-beta-2-glicoproteína-1, anticoagulante lúpico) Fatores associados ao sistema de coagulação (trombofilias);
- Idade materna avançada levando a maior risco de formação de embriões com menor qualidade (morfológica e genética);
- Alterações na morfologia ou no DNA espermático.
O que é o Intralipid ® e como é aplicado?
O tratamento com Intralipid ® possui ação semelhante a outras terapias indicadas para a mesma condição, como o uso de imunoglobulinas (anticorpos) e medicamentos imunossupressores, como os corticosteroides.
É uma emulsão lipídica composta de 10% de óleo de soja, 1,2% de fosfolipídios da gema do ovo, 2,25% de glicerina e água. É utilizado como tratamento para casos de infertilidade relcionados a falha na implantação e de abortos de repetição.
A introdução do medicamento no organismo é feita pela via intravenosa, atuando em casos onde a alteração do sistema imunológico afeta o desenvolvimento de uma gestação. O intralipid age de forma a diminuir a citotoxicidade das células NK presentes em excesso na região endometrial, onde ocorre a implantação.
A terapia com Intralipid ® deve ser aplicada no período pré-ovulatório em mulheres que desejam engravidar naturalmente. Caso seja feita a transferência embrionária em ciclos de fertilização in vitro (FIV) é necessário que a introdução do medicamento seja feita cerca de 5 dias antes da transferência embrionária.
A aplicação deve ser feita em um intervalo de 2 a 4 semanas, se mantendo até o início do segundo trimestre da gestação.
O que são abortos de repetição?
Abortos de repetição ocorrem quando o organismo da mulher não conseguiu manter a gestação, ocorrendo a perda embrionária ou a perda fetal por duas ou mais vezes consecutivas.
As causas são variadas. As mais comuns são:
- Alteração genética embrionária, muito associada à idade materna avançada (acima de 35 anos);
- Alteração anatômica, como pólipos, miomas, sinéquias e malformações uterinas (septo uterino);
- Endometrite; Incompatibilidade genética entre os pais;
- Endometriose e adenomiose;
- Fatores associados ao sistema imunológico, como alterações nas células NK (Natural Killer) ou receptor das células NK com perfil desfavorável para a gestação (KIR-AA);
- Auto-anticorpos (FAN, Anti-TPO) e síndrome antifosfolípide (anticardiolipina, anti-beta-2-glicoproteína-1, anticoagulante lúpico)
- Fatores associados ao sistema de coagulação (trombofilias);
- Alterações metabólicas, mais comuns na síndrome dos ovários policísticos.
- Alterações na morfologia ou no DNA espermático.
Como o aumento de células NK pode afetar na fertilidade?
Células NK (natural killer), são componentes do sistema imunológico participando do grupo de linfócitos, e atuam na resposta inata às infecções presentes no organismo.
Possui função de reconhecer e diferenciar antígenos próprios e não próprios do corpo, destruindo o invasor através de seu potencial citotóxico.
Durante a fase ovulatória do ciclo feminino, é comum que haja um pequeno aumento de células NK na região do endométrio (parede uterina), com o objetivo de proteção do ambiente para implantação do embrião contra agentes externos.
Porém há casos onde a produção de células NK se mostra aumentada ou essas têm sua função citotóxica aumentada de maneira inata ou exacerbada pela presença do próprio embrião. Nestes casos as células NK reconhecem o embrião como uma possível ameaça ao organismo, impossibilitando o processo de nidação.
O tratamento com Intralipid ® possui efeitos colaterais?
A aplicação de Intralipid ® no organismo pode causar alguns efeitos indesejados em uma minoria de casos. Podemos ser citados a aparição de sintomas leves como:
- Calafrios;
- Náuseas e vômitos;
- Calor e rubor facial;
- Pequeno aumento na temperatura basal;
- Podem ocorrer reações alérgicas ao medicamento de Intralipid ®, sendo necessário a interrupção imediata do tratamento.
Conclusão:
A aplicação de Intralipid ® como tratamento para falhas na implantação e aborto de repetição é indicada quando sua origem possui relação com alterações do sistema imunológico caracterizadas pelo aumento na produção de células NK citotóxicas, pois o medicamento age reduzindo sua ação destruidora.
Outras alternativas como o uso de corticóide e imunoglobulina também são utilizadas com o mesmo objetivo de tratamento. O acompanhamento médico é essencial, pois somente um especialista em reprodução humana pode avaliar seu caso e definir a terapia mais indicada para sua condição.
Caso deseje conhecer mais sobre esse ou outros tratamentos para falha na implantação embrionário, marque uma consulta.